Etapa de preparação do pet para o banho inclui remoção de nós, proteção auricular e identificação de alterações na pelagem
A higiene é fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar dos animais de estimação. Esse é um cuidado que inclui banhos regulares, de modo a remover a sujeira presente, limpar a pelagem, controlar os odores indesejados, proporcionar uma aparência mais agradável e prevenir a ocorrência de problemas dermatológicos.
A preparação para o banho, em muitos casos, pode ser tão importante quanto o banho em si. Entenda a seguir o que é o pré-banho, como essa etapa funciona e quais os benefícios da prática!
O que é pré-banho?
O pré-banho, como o nome indica, é uma etapa que antecede o banho do pet e envolve todos os cuidados necessários para preparar o animal e sua pelagem para o processo de higienização. Entre as principais práticas do pré-banho, estão:
- Escovação prévia da pelagem, removendo nós, pelos soltos e sujeira superficial;
- Remoção de detritos que podem estar presos na pelagem, como folhas, pedaços de pano e poeiras;
- Inspeção da pele do pet, identificando irritações cutâneas, feridas, pulgas ou carrapatos;
- Proteção auricular e ocular, prevenindo a entrada de água ou espuma nos olhos e ouvidos do pet;
- Cuidados específicos, para casos em que o animal precisa de alguma atenção diferenciada.
Qual o objetivo do pré-banho?
O principal objetivo do pré-banho é preparar o pet adequadamente para o processo de higienização, de modo a garantir um banho mais eficiente, seguro e confortável para o animalzinho. Dessa forma, é possível criar condições ideais de banho, aprimorando a experiência para o animal de estimação e facilitando o processo para o tutor.
Além disso, o pré-banho permite a identificação precoce de problemas dermatológicos ou outras alterações que demandam cuidados específicos — como a presença de parasitas de pele. Trata-se, portanto, de uma etapa preparatória que garante um processo de higienização eficiente e benéfico ao pet.
Por que realizam o pré-banho?
Conforme foi explicado, o pré-banho é realizado com o intuito de aprimorar a experiência de banho para o animal de estimação, preparando sua pelagem para ser lavada e trazendo vantagens, como:
- Remoção de nós dos pelos, facilitando a aplicação e a distribuição uniforme do shampoo;
- Prevenção da formação de novos nós;
- Identificação precoce de problemas dermatológicos;
- Redução do estresse para o animal;
- Identificação dos produtos mais adequados para o tipo de pelagem do animal;
- Remoção da sujeira, pelos mortos e outros resíduos, promovendo uma limpeza mais eficiente e pelagem mais saudável;
- Criação de um vínculo entre o pet e o tutor: no caso de animais que tomam banho em pet shop, o pré-banho permite a construção da confiança entre o funcionário e o animal que será banhado.
Quais são os produtos indicados para pré-banho?
Os produtos indicados para o pré-banho podem variar conforme o tipo de pelagem do animal, suas necessidades específicas e as preferências do tutor. Alguns dos itens necessários são:
- Escova ou pente;
- Desembaraçador, caso o animal apresente muitos nós na pelagem;
- Toalhas umedecidas ou lenços de limpeza;
- Removedor de pelos mortos;
- Algodão ou cotonete para limpeza dos ouvidos.
A Chemitec é uma indústria farmacêutica veterinária com mais de duas décadas de experiência, destacando-se no mercado brasileiro por oferecer produtos de qualidade para pets, além de insumos para animais de criação. No que diz respeito especificamente ao pré-banho dos animais de estimação, a empresa oferece dois produtos que podem ser bastante úteis na etapa de preparação para o banho.
A solução otológica Oto-Top Clean é um produto indicado para a higienização rotineira do pavilhão auricular e do conduto auditivo do pet, agindo na remoção do excesso de cerúmen e oleosidade, que se acumulam no ouvido externo, e prevenindo infecções de ouvido. Os produtos antiparasitários também podem ter sua necessidade de uso identificada no pré-banho, caso o pet esteja com pulgas ou carrapatos.
Para saber mais sobre o uso desses produtos, consulte seu veterinário de confiança.
Fontes: