O adestramento de cães é recomendado para uma melhor qualidade de vida do animal e da família, uma vez que ajuda a solucionar problemas comportamentais
O adestramento de cães é uma forma de educar o comportamento do pet de forma lúdica. Quando é indicado o adestramento de cães, o adestrador profissional utiliza técnicas relacionadas a comandos e recompensas para ensinar a ação que o animal deve aprender.
Alguns sinais que mostram quando é indicado o adestramento de cães:
- Desobediência em passeios, como tentativa de fuga ou ataque a outros animais ou pessoas;
- Dependência excessiva em relação ao dono, chamando a atenção a todo momento ou sendo incapaz de ficar distante sem sofrimento;
- Ansiedade na ausência do tutor, resultando em uma má alimentação e outras mudanças fisiológicas;
- Atitudes destrutivas, como mastigar objetos de pertences pessoais;
- Agressividade, muitas vezes ligada a traumas passados.
Qual o melhor período para o adestramento de cães
O cão pode ser adestrado em qualquer idade, porém os mais idosos já possuem hábitos comportamentais mais enraizados e são mais resistentes às mudanças. Como o filhote é mais suscetível à aprendizagem, a recomendação é iniciar o processo de treinamento assim que ele chegar em seu novo lar.
Nessa fase de vida, o cérebro está em desenvolvimento e o cão possui uma maior capacidade de absorver informações. Assim, os ensinamentos são inseridos de forma gradual para que ele atinja a vida adulta já com um comportamento adequado.
O filhote ainda não desenvolveu a coordenação motora e até essa falta de equilíbrio pode ser benéfica quando é indicado o adestramento de cães. Existem movimentos que se aproveitam disso, como quando o biscoito é posicionado acima da cabeça do cãozinho. Para olhar para cima e tentar dar a ré, ele cai sentado, aprendendo o comando de “senta”.
Os animais possuem fases de vida semelhantes aos humanos, compreendendo etapas como a infância, a adolescência e a maturidade — quando já está idoso. Porém, cada período é curto devido à sua expectativa de vida ser menor. Isso varia também dependendo da raça.
Enquanto os cães de pequeno porte são considerados bebês até 9 meses a 1 ano, para o Boxer, Labrador, Golden Retriever, Husky Siberiano ou Pastor Alemão esta fase estende-se até os 2 anos, por exemplo. O adestrador profissional considera essas informações para definir o melhor momento de aprendizagem quando é indicado o adestramento de cães.
Como o adestramento ajuda na vida dos cães
Quando é indicado o adestramento de cães, o pet e a família se beneficiam em diversos aspectos. Comandos como o de “senta” são úteis em várias situações, pois ensinam a conduta adequada na presença de visitas ou quando o cão está passeando.
Assim, o adestramento auxilia na melhora da obediência em situações sociais, dentro e fora de casa. Alguns dos aprendizados quando é indicado o adestramento de cães são:
- Melhor comportamento quando fica sozinho;
- Fazer xixi no local correto;
- Bom comportamento durante passeios;
- Sanar traumas vividos;
- Evitar medos, como de banhos e trovões;
- Redução e controle da agressividade;
- Melhora da dependência emocional.
Vantagens de ensinar o cachorro fazer xixi no lugar certo
O xixi fora do lugar correto é uma das queixas mais comuns dos tutores em relação aos seus cães. Essa prática é um dos indícios de quando é indicado o adestramento de cães.
Entre as vantagens de investir no ensinamento do cão está evitar que o xixi seja espalhado pela casa, que estrague objetos e móveis ou que seja feito em ocasiões complicadas, como na casa de outras pessoas.
O adestrador é capaz de desenvolver o cão com cuidado, paciência e atenção. Isso não dispensa o acompanhamento com um bom veterinário que, inclusive, está apto a identificar quando é indicado o adestramento de cães.