Fale conosco pelo WhatsApp
Guia completo sobre Golden Retriever

Guia completo sobre Golden Retriever

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

A principal característica dessa raça de grande porte é sua personalidade doce e gentil.

Quando falamos em Golden Retriever, logo pensamos em carisma, simpatia e elegância. Essa é uma das raças caninas domésticas mais famosas por sua amabilidade, sociabilidade e doçura.

Essa raça é de grande porte e bem peluda. Os olhos escuros do Golden Retriever transmitem seu temperamento dócil, gentil e amável. Completam-se às suas características mais marcantes orelhinhas caídas e uma boca que remete a um sorriso humano capaz de conquistar qualquer apaixonado por cachorros.

Esse cãozinho, apesar de enorme e forte, é uma das raças mais adequadas para o convívio em família. Afetuosos e brincalhões, precisam passar a maior parte do tempo próximos de seus tutores, e menos tempo no quintal, por exemplo.

Altos e robustos, eles também são uma excelente alternativa para desenvolver atividades como a de cão-guia para deficientes visuais. Entre corridas, jogos de buscar e caminhadas, é recomendado que você pratique de 40 a 60 minutos de exercícios físicos diários com o seu Golden Retriever.

História e origem da raça

A primeira aparição de um Golden Retriever foi na Escócia, por volta de 1800, durante o reinado da rainha Vitória. A origem da raça está associada a um homem conhecido como Lord Tweedmouth, que manteve registros de cruzamentos para criar um cão de caça ideal para utilizar em sua propriedade.

O escocês necessitava de um cachorro forte, resistente a águas frias e vegetação densa, que tivesse aptidão para caça, busca e resgate. Por muitos anos, esse canino foi considerado apenas como um animal para caça, sendo domesticado somente no século XX.

Por volta de 1908, o Golden Retriever foi visto pela primeira vez, durante uma exposição britânica. Assim, alguns exemplares da espécie começaram a chegar aos Estados Unidos e ao Canadá. Os caçadores esportivos admiravam o porte da raça, enquanto os criadores de shows ficaram fascinados por sua beleza.

No entanto, o que certamente mais chamou a atenção de todos na época foi o temperamento doce, sensível e amável do cão, o que logo fez com que ele se tornasse um dos favoritos dentre animais domésticos.

Principais características da raça

O Golden Retriever é considerado um cão de grande porte, pois sua altura varia de 51 a 61 centímetros, e seu peso pode facilmente ultrapassar os 36 quilos. Fortes, musculosos, robustos e muito ágeis, esses pets transmitem alegria, serenidade e doçura através de seus olhos de coloração escura.

Sua pelagem é indefectível: como seu próprio nome indica, a cor dos pelos é dourada, podendo variar em tons de castanho. É possível encontrar cães dessa raça com pelagens chocolate, creme e amarelas. Além do mais, o pelo também pode ser ondulado ou liso.

Comportamento da raça

Marcantes por seu amor, cumplicidade e lealdade à sua família humana, os cachorros da raça Golden Retriever apresentam um temperamento extremamente amigável e companheiro, que está sempre determinado a agradar e realizar brincadeiras e atividades físicas.

Os pets também são fascinados por água e são excelentes nadadores; ou seja, atividades aquáticas, em piscinas, certamente os deixarão muito contentes.

Extremamente inteligentes, os dogs dessa raça se adaptam bem a comandos e treinos, sendo obedientes, apesar de apresentarem bastante energia e agitação. Como são muito sociáveis, apresentam um bom relacionamento com outros animais e com crianças.

No entanto, é preciso ter tempo e disposição para criar um Golden, justamente pela raça ser muito ativa e necessitar de atividade física diária. Caso não se exercitem, os cães podem se tornar estressados e até destrutivos.

Principais problemas de saúde da raça

Os cães dessa raça precisam de um cuidado especial para alguns problemas de comum recorrentes aos Golden Retriever. A doença mais comum é chamada displasia coxofemoral, que atinge a região do quadril, provocando dores e dificuldade de locomoção.

É também preciso tomar cuidado com alergias e infecções na pele, que podem ser comuns em razão da densidade do pelo, principalmente quando este fica úmido após brincadeiras aquáticas. Além das dermatites úmidas, outros problemas de saúde que podem afetar a qualidade de vida do seu amigo de quatro patas, podemos elencar:

  • Hipotireoidismo: patologia endocrinológica, que afeta sobretudo os cães da raça Golden. Embora seja tratável, não possui cura;
  • Atrofia progressiva da retina (PRA): a degeneração progressiva da retina pode levar à cegueira se não contida. O acompanhamento veterinário se faz necessário;
  • Doenças odontológicas: a alimentação adequada e a escovação adequada para evitar infecções e tártaro podem evitar muitos problemas na saúde bucal do seu pet;
  • Alergias diversas: a pelagem do Golden faz com que eles sejam menos resistentes a reações alérgicas, principalmente se viverem em ambientes com baixas condições sanitárias.

Como cuidar do cão Golden Retriever

A pelagem diferenciada do Golden Retriever faz com que sejam necessários alguns cuidados mais frequentes, como a escovação de seu pelo e banhos regulares, com produtos adequados para a raça.

Sua alimentação também deve ser equilibrada para que ele fique em boa forma. Rações premium ou super premium acabam sendo, em geral, as melhores opções para atender a graças grandes como a desse dog.

Também é preciso se certificar de que os ouvidos do Golden estão sempre secos depois de atividades aquáticas, já que as infecções podem surgir em casos de descuido. Limpadores de uso veterinário podem ser uma boa alternativa.

Como as demais raças de cães, as espécies Golden Retriever necessitam, desde quando são filhotes, frequentar um consultório veterinário para ter sua carteira de vacinação sempre em dia.

Outra forma preventiva de evitar que pulgas, carrapatos ou outros parasitas se infestem na pelagem densa do seu amigo de quatro patas, provocando coceiras, reações alérgicas ou até doenças mais sérias, é recorrer a produtos, como coleiras ou shampoos antipulgas.

Os produtos Chemitec no dia a dia do seu pet

Especializada no mercado para pets, a Chemitec fabrica uma gama de produtos indispensáveis para a rotina, saúde e bem-estar animal. Aqui, você pode contar com shampoos, loções, anti-inflamatórios, antibióticos, antiparasitários e demais alternativas que farão a vida do seu dog ainda melhor.

Converse sempre com o médico veterinário de sua confiança e entre em contato com os fornecedores da Chemitec para poder cuidar do seu Golden Retriever sempre da melhor maneira possível.