A gripe aviária é uma doença prejudicial para as aves e para os seres humanos, sendo necessário conhecer seus sintomas e formas de evitá-la
A gripe aviária, também conhecida como gripe do frango ou influenza aviária, é uma infecção contagiosa das aves. O vírus é expelido pelas fezes das galinhas por 10 dias e das aves silvestres por 30 dias, o que intensifica a transmissão da gripe aviária pela contaminação da terra e alastramento pela granja.
O vírus possui a capacidade de se manter vivo por meses em temperaturas baixas, por até 4 dias em locais com aproximadamente 22ºC e 30 dias em 30ºC. Essa característica aumenta o poder de transmissão da gripe aviária, contaminando os seres humanos que entram em contato durante esse período.
Como é a transmissão para os humanos?
O vírus influenza pode variar entre os tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. A doença é transmitida para humanos ao entrar em contato direto com secreções e fluidos de aves contaminadas vivas ou mortas. O contágio não acontece diretamente de uma pessoa para outra.
No ser humano, os sintomas mais comuns da doença são parecidos com os da gripe comum:
- Problemas respiratórios;
- Conjuntivite;
- Febre;
- Dores no corpo.
A gripe aviária é capaz de trazer complicações ainda mais graves para a saúde. Pessoas que trabalham em granjas e em abatedouros são mais suscetíveis ao contágio e devem ficar atentas aos sinais. É aconselhável procurar um médico imediatamente em caso de qualquer suspeita.
O tratamento é realizado com analgésicos e antitérmicos. É possível que o médico também receite antivirais e remédios para náuseas. No geral, a gripe aviária em humanos é grave.
Como evitar a transmissão
A transmissão da gripe aviária é danosa para as aves e para os seres humanos. Para evitar um surto do problema, a constante vigilância do ambiente de trabalho, quando envolve contato com essas aves, é essencial. Entre as formas de prevenir a transmissão da gripe aviária estão:
- Identificar e eliminar as aves doentes;
- Utilizar produtos desinfetantes nos locais de abate todos os dias;
- Lavar as mãos com água e sabão;
- Desinfetar as mãos com álcool 70% após o contato com as aves;
- Aguardar em média três semanas para inserir novas aves após casos de descarte pela doença.
Sintomas da gripe aviária nas aves
A transmissão da gripe aviária entre as aves também causa sintomas parecidos com os da gripe comum, e identificar o vírus causador da doença pode ser difícil. Os principais sintomas são tosse, espirros, corrimento nasal, fraqueza, complicações respiratórias.
Existem casos mais graves em que as aves apresentam inchaço, hemorragia nos músculos, dificuldade de locomoção e até morte repentina sem o aparecimento de qualquer sintoma anterior.
Produtos da Chemitec para prevenção da gripe aviária
Como é necessária uma longa exposição do vírus ao calor para eliminá-lo, necessitando de várias horas de exposição a altas temperaturas, a forma mais fácil e efetiva para evitar a transmissão da gripe aviária é utilizar desinfetantes.
A Chemitec é especialista na saúde e higiene de animais domésticos e de fazenda, oferecendo diversos produtos que auxiliam no combate da transmissão da gripe aviária. São eles:
- Desinfetante Biofor®: higieniza equipamentos, instalações de processamento de ovos e de avícolas no geral, evitando também a propagação de doenças por meio da água, devido a sua ação desinfectante que permite a utilização do produto para métodos de prevenção na água para bebida dos animais;
- Desinfetante Glutam®: desinfecta incubadoras, bebedouros, comedouros, galpões e equipamentos em geral;
- Desinfetante Quatermon®: além de desinfetar a água consumida pelos animais e tratar feridas, pode ser utilizado em clínicas e hospitais veterinários;
- Clorexidina-Cetrimida: para assepsia das mãos.