Fale conosco pelo WhatsApp

Guia completo sobre Akita

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

Se a busca é por um pet leal, protetor e de grande porte, o Akita é o cão ideal

O Akita é uma tradicional raça de cão japonesa. De curiosidades simbólicas e um histórico imperial, este animal tem características muito desejáveis em um cão de família. Ainda assim, o contato com crianças e outros cães deve ser cuidadoso. Como principais características dessa raça, destacam-se os pelos densos, conferindo-lhe aparência fofinha e felpuda. A pelagem dupla é formada por uma camada mais baixa, o subpelo, que é mais macia e densa, acompanhada de uma camada externa relativamente longa, de fios grossos.
O conjunto de cores mais esperado para a raça Akita é o chamado “urajiro”: um tom avermelhado com toques de branco no peito, pescoço, bochechas, patas, rabo e dorso. Há o Akita tigrado, que mescla preto com cinza, com partes mais claras na parte vermelha. Além deles, também existe o Akita branco, de pelos totalmente da mesma cor.

Sua criação inspira cuidados com a pelagem, alimentação e orientações veterinárias. O Akita pode ser descrito inicialmente como:

• Família racial: Spitz de caça do Norte do Japão;
• Função original: caçadas, luta de cães;

Características Principais

Peso

38-58 kg em machos e 29-49 kg em fêmeas;

Altura

63-71 cm para machos e 58-66 cm para fêmeas

Estimativa de vida

10 a 13 anos

Origem e história do Akita

Akitas são cães da região norte do Japão, de tempos ancestrais, selecionados a partir de cães do tipo Spitz. Com origem que remonta ao século 17, sabe-se que, por desafio de um nobre rebelde, banido pela corte japonesa imperial, a raça foi desenvolvida após algumas gerações de seleção. O desafio consistia em gerar uma raça de cão de caça grande e versátil. Como resultado, o Akita surgiu como um animal de trabalho na figura de um potente caçador fiel.

Ironicamente, a despeito de sua origem (o nobre rebelde banido), durante um longo período, os Akitas poderiam pertencer apenas à família imperial japonesa e sua corte. Atualmente, é adotado pelas famílias como um guardião.

Principais características do Akita

A raça Akita tem pelagem dupla e de comprimento médio, portanto, deve ter sua frequência de grooming relativamente de mediana a mais intensa, principalmente em períodos quentes do ano.

Trata-se de um animal que equilibra um comportamento de dominância e apego ao dono. Ele é um pet perfeito tanto para famílias numerosas quanto para pessoas sozinhas e em busca de companhia. De temperamento brincalhão e com muita energia, é um excelente companheiro peludo, pela grande lealdade e devoção à família humana. Como é de grande porte e precisa gastar bastante energia, é preciso abrigá-lo com considerável espaço em casa. A título de curiosidade: a família de raças Spitz, do Akita, inclui o Husky Siberiano, o Chow Chow e o Shiba Inu.

Personalidade e temperamento do Akita

Com relação a esta raça, destacam-se as seguintes características de personalidade e temperamento:

  • É um animal de considerável nível de energia;
  • Geralmente late apenas quando há necessidade de alerta;
  • Precisa de uma atividade mínima para seu bem-estar comportamental;
  • Não é de fácil treinamento;
  • É relativamente reservado em relação a estranhos;
  • Tem nível alto de vigilância frente e seu comportamento intensamente protetivo em relação aos donos;
  • Apesar de relativamente afetuoso e bom para crianças pequenas, não aceita bem a convivência com outros cães.

Principais problemas de saúde do Akita

Quando uma raça é desenvolvida, não é incomum que, com ela, surjam também algumas doenças, seja por similaridade genealógica, seja por uma relativa perda de vigor híbrido. No caso do Akita, há algumas doenças relacionadas ao seu grande porte, como displasia de quadril, displasia de cotovelo e luxação de patela. Este animal também tende a ter alguns problemas oftalmológicos, como atrofia progressiva de retina, entrópio e catarata. Há risco aumentado para este cão de outras enfermidades, como pênfigo (lesões cutâneas de origem imunológica), adenite sebácea, torção gástrica e acometimentos mais graves, como polineuropatia e hipoplasia renal cortical.

Em geral, problemas de saúde nos animais podem ser detectados precocemente, garantindo maior bem-estar.

Dicas para cuidar do seu Akita

Higiene básica

O Akita não tem um odor característico marcante, então ainda que não haja uma recomendação de banhos em períodos fixos, é necessário que eles ocorram conforme a necessidade ou indica-se uma frequência aproximada de a cada dois ou três meses. Destaca-se que a cada banho a secagem deve ser eficiente para evitar doenças de pele.

Ainda sobre o grooming, como o Akita solta muito pelo, a escovação deve ser frequente, com paciência, diariamente ou ao menos em dias alternados, quando possível. Quando o pet estiver sob os cuidados do tutor, deve-se aproveitar para checar as unhas mensalmente porque, em geral, se desgastam naturalmente, mas pode ser necessário apará-las às vezes.

Alimentação

Trata-se de uma raça de grande porte, portanto merece uma alimentação balanceada e vida ativa para evitar a obesidade desde filhote. O tutor de um Akita deve aproveitar toda a energia desse cachorro para mantê-lo em movimento e evitar problemas de saúde e comportamentais por sedentarismo.

A base de sua alimentação deve ser uma ração comercial adequada à sua categoria ou dieta caseira com supervisão veterinária. Uma dieta “light” ou menos calórica pode evitar problemas renais, como já verificadas na tendência da raça. Como qualquer animal, o Akita deve ter sempre disponível água fresca à vontade. Como têm um comportamento possessivo, é recomendável alimentá-lo (seja no pote de ração ou petisco) longe de outros animais ou crianças que podem tentar contato enquanto ele estiver comendo.

Visitas regulares ao veterinário

Como os outros animais de estimação, o Akita deve passar por exames periódicos para controle de problemas de saúde que possam ocorrer. O veterinário deve ser visitado periodicamente e ditar a frequência a ser seguida nas visitas com base em cada animal e seu modo de vida. Ressalta-se a importância na atenção com o calendário de vacinação, vermífugos, antiectoparasitas e exames laboratoriais, conforme necessário.

Fotos

Curiosidades sobre o Akita

Há séculos, na cultura japonesa, os Akitas ocupam um especial espaço nas lendas e mitos deste país. Inclusive, é costume presentear os pais de recém-nascidos com uma estatueta deste cão como simbologia de felicidade e vida longa à família. Outra representação forte para os japoneses é de um famoso Akita (que viveu na década de 20), cuja querida representação em uma estatueta de bronze permanece na estação de trem de Shibuya. Neste local, o cão permanecia aguardando diariamente a volta de seu falecido dono – sinal claro de lealdade presente na raça. A história foi retratada em um filme de 2009, estrelado por Richard Gere.

Apesar deste rico histórico, para garantir a existência do Akita, que já ficou à beira da extinção, um Clube Nacional Japonês da raça foi fundado em 1927. Este cão ganhou maior notoriedade ao chegar aos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

Entre em contato e saiba onde encontrar os produtos Chemitec - https://chemitec.com.br/onde-encontrar/