Fale conosco pelo WhatsApp

Guia completo sobre Schnauzer

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

Um cão amigável e relativamente protetor, o Schnauzer pode ser uma grande companhia para toda a família

O Schnauzer é uma raça de cão de origem alemã. Trata-se de um cão de família, que gosta de brincar e de interagir com crianças. Tem pelos densos, conferindo-lhe aparência fofinha e felpuda. A pelagem característica une branco, preto e uma combinação com tons de cinza. A tosa da raça é a sua marca registrada. O dono de um Schnauzer deve estar atento aos problemas de saúde mais frequentes neste animal e cuidar para que ele tenha uma alimentação e higiene adequadas, sempre sob orientação do veterinário.

 

Em geral, o Schnauzer pode ser descrito inicialmente como:

 

  • Família racial: Terrier alemão;
  • Função original: caçar ratos;

Características Principais

Peso

5-7kg em machos e fêmeas

Altura

30-35 cm para machos e fêmeas

Estimativa de vida

12 a 14 anos

Origem e história do Schnauzer

A origem do Schnauzer remonta os anos de 1800. Foi criado para trabalhar nas fazendas alemãs caçando ratos, pragas que poderiam comprometer a saúde das pessoas e consumir os estoques de alimentos. A partir da origem alemã, o Schnauzer foi trazido aos Estados Unidos por volta de 1924, popularizando a raça após a Primeira Guerra Mundial. O sucesso foi tamanho que já chegou a ser a terceira linhagem de cão mais popular em lares americanos. No entanto, somente em 1926 foi reconhecido pelo American Kennel Club (AKC) como uma raça pura.

É importante destacar que já houve muita confusão com sua identificação. Isso ocorreu, pois, inicialmente, o Schnauzer miniatura era considerado como “pinscher wirehaired”. Antigamente, qualquer raça de “barba”, como é o caso do Schnauzer, recebia o mesmo nome.

Principais características do Schnauzer

Quando tosado, o pelo do Schnauzer é, ao toque, de uma textura classificada como "tipo arame" (mais áspero). Há uma tosa específica da raça, com “saia”, barba e sobrancelhas aparadas na tesoura. Na região do corpo, utiliza-se a máquina com lâmina baixa, fazendo com que seu pequeno porte seja ressaltado, assim como seus músculos (especialmente os das patas de trás). Este padrão também remete à sua função original: dificultava a chegada dos roedores ao corpo do pet ao atacá-los durante as caçadas.

Quanto à coloração dos Schnauzers miniatura, é caracterizada como “sal e pimenta”, um cinza mesclado com branco. No entanto, também são concebidos os Schnauzer brancos, os pretos e os pretos com prateado.

Como generalidades sobre o Schnauzer, cita-se que é muito apegado ao dono, com grande tendência a desenvolver um latido excessivo – que pode ser contornado com cuidados de comportamento desde filhote.

Personalidade e temperamento do Schnauzer

Com relação a esta raça alemã especial, destacam-se as seguintes características de personalidade e temperamento:

  • Extremamente carinhoso com a família;
  • Ótimo com crianças pequenas;
  • De relativo bom relacionamento quando em contato com outros cães;
  • Gosta de brincar;
  • Tem considerável instinto protetor;
  • Altamente adaptável e treinável;
  • Com uma grande tendência a latidos;
  • Como um animal ativo, tem alto grau de dependência de estímulo em atividades.

Principais problemas de saúde do Schnauzer

Apesar de o Schnauzer ser uma raça saudável, cuidados como observação constante, exames gerais periódicos e específicos são necessários. Um dos pontos de atenção é o sistema cardiovascular. Sinais clínicos como intolerância ao exercício, tosse, aumento de volume abdominal e dificuldade na respiração são preocupantes. Outra predisposição apontada para o Schnauzer é a pancreatite. Uma dieta equilibrada, de baixo teor de carboidrato, evitando os petiscos industrializados, reduz as chances de desenvolver a doença.

Dicas para cuidar do seu Schnauzer

Para que o animal mantenha-se saudável, é importante:

Higiene básica

Os banhos devem ser semanais e, as tosas, trimestrais. Na versão miniatura, destaca-se uma predisposição a ter problemas de pele. Como sua barba, saia e patas são de tamanhos característicos, devem ser escovados com frequência, pois há risco de formarem nós nos pelos.

Manter a frequência das tosas e uma atenção especial para quando os pelos do animal estiverem muito compridos, são medidas de cuidado importantes. Outro cuidado básico é a higienização constante de ouvidos e dos dentes para evitar problemas com otites ou acúmulo de tártaro nos dentes.

Alimentação

O Schnauzer não tem tendência a desenvolver obesidade, e a maioria mantém a forma dentro da normalidade durante toda a vida. Como qualquer outro animal, deve ser mantido em atividade constante. Recomenda-se que a alimentação seja à base de ração comercial para sua categoria ou alimentação caseira, orientada pelo médico veterinário, buscando mantê-la em baixa caloria.

Visitas regulares ao veterinário

Como qualquer animal de estimação, o Schnauzer precisa de visitas veterinárias e exames periódicos para verificação de problemas de saúde que possam ocorrer. A frequência de visitas médicas deve ser determinada pelo veterinário com base em cada animal e seu modo de vida. O calendário de vacinação, vermífugos, antiectoparasitas e exames laboratoriais deve ser mantido em dia para assegurar a saúde e a qualidade de vida.

Fotos

Curiosidades sobre o Schnauzer

Contrapondo ao carinho por pessoas e principalmente crianças da família, este amável cachorro tem um instinto de defesa ativado quando pessoas estranhas estão próximas a algum familiar. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar acidentes: treinamentos de sociabilização são desejáveis ao Schnauzer.

O termo “Schnauzer”, em alemão, significa “barba curta”. Inicialmente, a aparência comum da raça rendeu o apelido de “vovô ranzinza” (na língua alemã), mas o apelido não fez sucesso pela ternura e afeto expressados pelos pets dessa linhagem.

O Bidu, o cachorro do Franjinha da Turma da Mônica, é o Schnauzer brasileiro mais famoso. Ele é um Schnauzer miniatura. Curiosamente, este cachorrinho foi a primeira criação do desenhista a se popularizar – isso explica o porquê de ele ser até hoje o símbolo da Mauricio de Sousa Produções, empresa do criador da Turma.

Entre em contato e saiba onde encontrar os produtos Chemitec - https://chemitec.com.br/onde-encontrar/