A origem do gato Sphynx é um pouco controversa. Alguns boatos dizem que o bichano teria surgido durante o Império Asteca, na América Central. Contudo, os registros oficiais afirmam que o gatinho sem pelos surgiu em 1966, no Canadá.
Foi naquele ano que uma ninhada de gatos nasceu com a marcante característica da ausência de pelagem. Na sequência, uma segunda ninhada repetiu o feito. Foram com esses gatinhos sem pelo, conhecidos inicialmente como Canadian Naked, que se passou a fazer testes de cruzamentos, com o objetivo de fixar as características da raça.
Contudo, os experimentos não obtiveram sucesso, já que os gatinhos nasciam com problemas de saúde, em geral associados a herança genética. A raça Sphynx viu sua linhagem ter início, de fato, em 1975, com o cruzamento entre dois gatos sem pelagem. Nos anos 1980, dois filhotes sem pelo foram transportados até um criador holandês, que os cruzou com outra raça, o Devon Rex. A partir desse experimento, nasceram os primeiros filhotes Sphynx.
O nome da raça significa “esfinge” em inglês, e surgiu em razão da aparência dos gatinhos dessa espécie com a esfinge Gizé, no Egito. Esse é um dos motivos pelos quais muitos chamam o pet de gato egípcio.