Fale conosco pelo WhatsApp
pet em frente ao ventilador no verão
05/12/2022

Doenças comuns em pets no verão

No verão, a família toda passeia, viaja e expõe os pets as altas temperaturas, água, areia e afins. Logo, alguns cuidados são necessários para evitar doenças comuns em pets. Confira.

Durante o verão, as altas temperaturas e as férias escolares convidam a família toda para passeios e viagens. Porém, o calor e aumento de chuvas — normal da estação — inspiram cuidados aos pets, inclusive àqueles que permanecem em casa.

Para aproveitar bem a estação mais quente do ano, vamos conhecer quais os cuidados e doenças mais comuns em pets no verão?

Quais problemas podem acometer os pets no verão?

Sol em excesso, acesso a água de piscina, mar ou lagos, contato direto com outros pets podem resultar em problemas de pele, intestinais e no ataque de parasitas, como pulgas e carrapatos. Logo, entender quais são as doenças comuns em pets no verão colabora nos cuidados neste período.

A seguir, alguns pontos de atenção aos tutores de pets quanto aos problemas comuns em pets no verão.

Problemas intestinais

Alguns hábitos neste período podem evitar que cães e gatos enfrentem problemas gastrointestinais, como os seguintes:

  • A ração seca, o patê ou sachê, sempre mantidos em local fresco e ao abrigo do sol;
  • Evitar a oferta de alimentos fora da dieta própria de animal, principalmente comidas gordurosas — cuidado redobrado com as pessoas fora da convivência do pet);
  • Evitar contato com outro animal que esteja com sintomas de vômito e diarreia.

Lembre-se: se o animal apresentar sintomas como  vômito e diarreia, ele deve ser mantido hidratado e um médico-veterinário deve ser procurado para avaliação da causa.

Problemas de pele

Algumas doenças comuns em pets no verão envolvem quadros de problemas de pele, como alergias e dermatites.

No contato com outros pets, principalmente em passeios na praia, os cães podem adquirir sarnas ou micoses. Nesse contato há também um maior risco de desenvolver Dermatite Alérgica à Picada de Pulga (DAPP) pela ação deste ectoparasita.

Pode haver surgimento de lesões de aspecto e localização corporal característica de cada enfermidade, seja ela DAPP, alergia ou uma dermatite.  Entretanto, só o médico-veterinário poderá dar o diagnóstico e tratamento correto.

Outro problema que pode ocorrer quando animais de pele e pelagem clara são expostos ao sol é o câncer de pele e lesões resultantes de queimaduras de sol. Para evitar, é aconselhável não expor o animal ao sol direto entre 10 e 16 horas e passar protetor solar em, principalmente em áreas de maior risco como nariz, orelhas, peito e barriga.

Infestação por pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos se alimentam de sangue dos animais e seu ciclo de vida ocorre em parte no ambiente. Com isso, passam com facilidade de pet para pet. Além de interferirem no bem-estar dos animais, são responsáveis por causar Zoonoses. Ou seja, doenças transmissíveis entre pessoas e animais.

Durante o verão, a proliferação de pulgas e carrapatos é intensificada. Logo, as doenças transmitidas por eles são consideradas doenças comuns em pets no verão.

O produto Ec-Pet® da Chemitec é um antiparasitário externo para prevenção e controle das ectoparasitoses, afim de acabar com as pulgas, carrapatos, piolhos e sarna otodécica nos cães. No uso orientado com o médico-veterinário, este produto pode ser um forte aliado na prevenção e tratamento dessas doenças comuns em pets no verão.

Verminoses

Uma verminose pode acometer o seu pet em um novo ambiente de viagem ou simplesmente em passeios. Recomenda-se a vermifugação periódica dos pets e acompanhamento veterinário para minimizar ao máximo o risco de doenças comuns em pets no verão provocadas por parasitas.

O verme do coração é um tipo específico de verminose. Mais comum em regiões litorâneas ou de lagos/lagoas, trata-se de uma doença transmitida por mosquitos. Em caso de viagem para região com incidência dessa doença, o cão deve fazer um tratamento preventivo em conjunto com a sua vermifugação normal.

Nem todos os vermífugos servem para evitar o verme do coração, procure auxílio veterinário antes de viajar.

Leptospirose

Ao longo do verão, é maior a incidência de chuvas fortes e, infelizmente, de alagamentos. Não é recomendável o contato dos cães com as águas de chuva, devido ao risco de contrair leptospirose. A leptospirose é transmitida pela urina de ratos presente nas águas contaminadas.

Logo, a leptospirose pode ser uma doença comum em pets no verão. Além de evitar o contato com esses locais, orienta-se utilizar água sanitária para lavar o espaço onde o cão costuma urinar.

Leishmaniose

Nesta época do ano, por haver maior proliferação do mosquito transmissor da Leishmaniose, trata-se doença comum em pets no verão. Ao viajar para áreas com ocorrência desta enfermidade, o animal precisa utilizar produtos repelentes, como, por exemplo, as coleiras com esta finalidade.

Como tomar os cuidados necessários?

Além das citadas enfermidades comuns em pets no verão, alguns cuidados gerais são necessários para a segurança e bem-estar animal, como, por exemplo:

  • Manter a hidratação: animais com diarreia/vômitos, filhotes e idosos devem ter atenção redobrada, pois são mais susceptíveis à desidratação. Sempre ofereça água ao animal ao longo do passeio. Alguns pontos importantes no cuidado com cães e gatos são colocar pedrinhas de gelo no recipiente de água e disponibilizar vários locais com água em casa para estimular a hidratação.
  • Evitar a insolação: sempre observar o animal, mantendo água disponível e nunca deixar o pet sozinho dentro do carro em dia quente nem por um minuto ou local sem abrigo do sol. Observar sinais de ofegação principalmente nas raças de focinho chato (como buldogues e pugs).
  • Cuidado com patinhas queimadas: ao passear com os cães em áreas externas, o chão pode estar muito quente. Uma forma de evitar isto é fugir de passeios em piso quente e utilizar calçados próprios para Pet. Na dúvida, sempre sinta a temperatura do chão com os pés descalços antes de caminhar com o pet.

Quando devemos procurar um veterinário?

Para prevenção

O médico-veterinário deve acompanhar periodicamente o animal. Mantendo vacinas, antiparasitários e exames em dia, evitam-se não somente as doenças comuns em pets no verão, como qualquer outro tipo de problema de saúde com os animais.

A observação dos sinais clínicos nos animais deve ser constante. No verão sempre buscar assistência veterinária, ao notar sinais de:

  • Problemas de pele;
  • Vômitos e diarreia;
  • Crise de cansaço;
  • Qualquer alteração no estado de saúde.

Tratamentos

Seu animal está apresentando sintomas e sinais clínicos de doenças comuns em pets no verão? Procure um médico-veterinário o mais rápido possível para um diagnóstico preciso e  tratamento adequado.

Para as doenças citadas, há exames clínicos, laboratoriais ou de imagem para detectá-las. Um tratamento com suporte e medicamentos pode ser necessários para recuperar a saúde do Pet.

Caso precise de orientações quanto a problemas de saúde do animalzinho de estimação, consulte um Médico-veterinário, que pode diagnosticar e tratar caso a caso.

Entre em contato e saiba mais sobre esse e outros assuntos com a Chemitec.

Fontes:

CRMV-SP

APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais)

Chemitec