Prevenir os estímulos que podem causá-las e estar atento aos primeiros sinais podem minimizar o sofrimento animal e definir o sucesso do tratamento
A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a um estímulo ou lesão no organismo e, dependendo da intensidade e danos causados, deve ser neutralizada ou eliminada no tratamento do animal. Entre as causas mais comuns do surgimento de doenças inflamatórias em cães estão infecções por bactérias, vírus e parasitas. Mas fatores como traumas físicos e exposição a produtos químicos irritativos/alergênicos presentes no ambiente ou dieta também podem provocar reações inflamatórias nos cães.
Se as doenças inflamatórias em cães podem afetar o bem-estar do animal devido a sinais clínicos severos, detectar essas doenças rapidamente pode evitar o sofrimento do cão e até salvá-lo.
Quais são as doenças inflamatórias em cães?
As doenças inflamatórias dos cães podem atingir o sistema gastrointestinal, respiratório e neuromotor, com graves consequências principalmente aos filhotes suscetíveis. Seguem algumas doenças inflamatórias que podem afetar os cães:
- Doença Inflamatória Intestinal (DII);
- Dermatites;
- Artrite e Osteoartrite;
- Bronquite crônica;
- Otite;
- Meningite.
O tutor deve estar atento na detecção de sinais e sintomas que possam indicar qualquer alteração na saúde do animal. A rapidez na busca por atendimento veterinário pode determinar o sucesso do tratamento e preservar ao máximo o bem-estar do pet.
Causas das doenças inflamatórias em cães
As causas das doenças inflamatórias dos cães dependem da região afetada. Mas ela pode estar associada a exposição a um agente alergênico (como produtos de limpeza, shampoos, ingredientes na alimentação), ingestão de alimentos impróprios, fatores genéticos predisponentes, acidentes, agentes infecciosos e até por presença de pulgas.
Prevenção
Evitar as causas e estar atento ao animal pode prevenir o adoecimento do cão. Portanto, é recomendado manter a dieta própria (ração) para os animais, avaliando se é necessário adaptar para uma dieta hipoalergênica e evitar dar alimentos de refeições humanas sem a assistência de um médico-veterinário. Além disso, manter o animal livre de pulgas, carrapatos e vermes é fundamental para evitar doenças inflamatórias em cães. A vacinação e atenção à saúde dos animais contactantes podem evitar doenças inflamatórias de causa infecciosa. Também é importante a consulta periódica com o médico veterinário para analisar o animal e reconhecer as necessidades do cãozinho.
Como é realizado o diagnóstico?
Para realizar o diagnóstico, o veterinário pode precisar da ajuda de alguns exames. Entre os exames laboratoriais, o veterinário pode considerar a coleta de amostras de sangue, fezes e de pele. Exames de imagem como ultrassonografia e radiografia também atuam no diagnóstico diferencial de algumas doenças inflamatórias dos cães.
Os sinais clínicos e sintomas devem conduzir o caso clínico e servir de alerta inicial aos tutores do cão.
Sinais Clínicos
Há vários tipos de doenças inflamatórias em cães, sendo assim, dependendo do sistema acometido, terá um sintoma característico. Mas os sinais clínicos aos quais tutores e equipe veterinária devem estar atentos são:
- Vômito;
- Diarreia (com muco ou sangue também);
- Perda do apetite;
- Emagrecimento;
- Apatia;
- Inchaço no abdômen;
- Resistência ao exercício;
- Cansaço fácil;
- Alterações de comportamento;
- Dores articulares.
Alguns sinais clínicos podem ser inespecíficos e brandos de início. Mas um médico-veterinário deve acompanhar o animal caso haja qualquer alteração no quadro de saúde dos pets. Os filhotes inspiram maior atenção por serem mais vulneráveis a uma piora rápida.
Opções de Tratamento
O tratamento para as doenças inflamatórias em cães depende do diagnóstico e envolve um tratamento específico e de suporte. Quanto antes for executado o diagnóstico e o tratamento correto, menos o animal sofre e maiores são chances de haver uma boa evolução no quadro clínico. Porém, é necessário ressaltar que o prognóstico varia de caso a caso.
Dependendo da definição de qual doença inflamatória está envolvida, o tratamento pode precisar de alguns fármacos, como anti-inflamatórios.
Elo-xicam® anti-inflamatório para cães
O Elo-xicam® Injetável 0,2% da Chemitec é um potente anti-inflamatório não esteroide (AINE), com excelentes propriedades antipirética e analgésica. Considera-se que o Meloxicam, o princípio ativo deste produto, tem menores efeitos colaterais e menos complicações gástricas no tratamento por um período mais longo.
O Elo-xicam® Injetável 0,2% é indicado para tratamentos de doenças inflamatórias em cães, gatos e nas patologias dolorosas agudas, podendo ser encontrado na forma injetável ou de comprimidos que são apresentados como Elo-xicam® 0,5mg e Elo-xicam® 2mg.
Entre em contato com a Chemitec e saiba mais sobre esse e demais assuntos
Fontes: