Embora a maioria das doenças dos gatos afetem apenas os felinos, existem as chamadas zoonoses — que são as enfermidades que podem ser transmitidas do animal para os humanos e vice-versa. Essas patologias não têm o bichano como origem e, em geral, foram contraídas de agentes externos e que podem ser repassadas para os seres humanos e causar graves danos à saúde.
As principais doenças dos gatos causam grandes desconfortos para o animal, uma vez que normalmente atacam as funções respiratórias e renais. Nesse sentido, conhecer essas zoonoses e entender suas causas é uma medida que demonstra responsabilidade com o pet e ainda garante a saúde de todas as pessoas que convivem com ele.
Quais as principais zoonoses do gato?
Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma das doenças felinas mais conhecidas e, embora seu agente transmissor possa afetar mamíferos de todas as espécies, apenas o intestino do gato proporciona um ambiente ideal para que o parasita se desenvolva. Isso significa que os gatos agem como hospedeiro, e a transmissão da doença para humanos acontece por meio da ingestão indireta das fezes do animal.
A forma mais comum de contágio humano está relacionada ao hábito de não lavar as mãos após limpar a caixa de areia do gato doméstico e não higienizar adequadamente os alimentos antes do consumo. Gatos, por sua vez, podem adquirir o parasita por meio da ingestão de roedores ou aves infectadas.
Pessoas com toxoplasmose podem apresentar febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores musculares. Gestantes merecem atenção especial, pois o parasita pode infectar o bebê e causar problemas de formação.
Esporotricose
Transmitida por meio da mordida ou arranhadura do gato contaminado, a esporotricose é causada por um fungo que pode ser encontrado em plantas, madeiras e no solo. Esta é uma doença que causa lesões pelo corpo, fraqueza, febre e anorexia.
Bartonelose
Causada por bactérias, esta é uma das doenças dos gatos que causam poucas complicações ao animal, mas trazem grandes desconfortos aos humanos. A transmissão desta zoonose felina acontece por meio de mordida, arranhões e até lambidas.
Seus sintomas incluem febre, dores musculares e articulares, ardência ocular, entre outros. Pode haver complicações ao sistema nervoso caso não seja tratada de maneira adequada.
Toxocaríase
Os gatos podem contrair esta doença ingerindo ovos e larvas de verme encontrados em alimentos crus ou fezes contaminadas, e a transmitem para as pessoas por meio da eliminação de fezes contendo ovos do parasita. Esta zoonose pode causar muitas complicações para o organismo humano, atingindo fígado, intestino, coração e pulmões.
Como prevenir as doenças dos gatos?
As principais medidas para se proteger das doenças dos gatos são:
- Lavar as mãos antes das refeições;
- Recolher as fezes do gato com auxílio de uma pá e sempre lavar as mãos após o procedimento;
- Manter os gatos domésticos sempre dentro de casa;
- Higienizar frutas, legumes e verduras antes do consumo;
- Manter as vacinas do gato sempre atualizadas;
- Higienizar bebedouros e comedouros regularmente;
- Evitar que o gato lamba seu rosto ou os alimentos que são de consumo humano;
- Usar produtos de limpeza adequados, como o Desinfetante Pet® da Chemitec;
- Impedir ao máximo que o felino te morda ou arranhe durante brincadeiras;
- Vermifugar regularmente o animal com Chemital® Gatos;
- Consultar anualmente um médico veterinário de confiança para manutenção da saúde do pet.
Como foi possível observar, a maioria das doenças dos gatos pode ser prevenida por meio de cuidados básicos e que devem ser adotados no dia a dia para garantir a qualidade de vida dos felinos e das pessoas que convivem com ele. Para saber mais sobre as vantagens de escolher produtos e medicamentos veterinários de qualidade, entre em contato com a Chemitec.