Fale conosco pelo WhatsApp
Veterinario com luva azul colocando a mão em um cachorro Pug - Remédio para sarna de cachorro
16/08/2021

Remédio para sarna de cachorro: Qual escolher?

Combata essas infestações de forma rápida, eficaz e segura.

A prevenção contra parasitas deve ser um cuidado constante ao longo da vida do seu pet, o que pode ser feito de uma maneira simples e econômica a partir da administração de Antiparasitário para cães por via tópica e oral no caso de remédio para sarna de cachorro.

Mas como administrar remédio para sarna de cachorro? Veja a seguir todas as particularidades da doença e seu tratamento a seguir!

Tipos de sarna em cães

Por ser o órgão de maior contato direto com o ambiente e seus fatores, a pele é acometida por várias patologias, sejam causadas por fungos, bactérias, ou infecções parasitárias, como a sarna.

Antes de iniciar um tratamento com remédio para sarna de cachorro, o tutor deve submeter seu pet à avaliação do médico veterinário para um diagnóstico exato de qual tipo de sarna está acometendo seu animal.

As sarnas mais encontradas nos cães são:

  • Sarna otodécica: causada pelo ácaro Otodectes cynotis provoca coceira e inflamação na região auricular. A transmissão ocorre por contato direto com animais infectados.
  • Sarna sarcóptica (escabiose): causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei acomete todo o corpo do cão, provocando pápulas, crostas e escoriações decorrentes da coceira intensa. A sarna Sarcóptica é altamente contagiosa, sua transmissão ocorre através de contato direto com outros cães acometidos ou pelo contato indireto através de cobertores, roupinhas, toalhas e escovas contaminadas. Este tipo de sarna é uma zoonose podendo ser transmitida do animal para o homem.
  • Sarna demodécica (sarna negra): causada pelo ácaro Demodex canis, acomete animais de todas as idades, especialmente os mais jovens sendo transmitida de mãe para o filhote na amamentação, podendo se manifestar nos primeiros meses de vida ou na fase adulta. A presença do ácaro não causa a doença, ela é desencadeada por vários fatores como estresse, desnutrição, doenças debilitantes e imunossupressoras que levam ao aumento desse ácaro nos folículos e glândulas sebáceas na pele. A presença de maiores quantidades de ácaros causará danos e descolamento das hastes dos pelos, terminando com a queda do pelo, desde o folículo. Este tipo de sarna em cães não é contagioso para o homem, não sendo assim uma zoonose.

A sarna sarcóptica pode ser transmitida aos outros animais da casa e até mesmo ao tutor e aos outros moradores. São as chamadas zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos. No entanto, sua família pode ser protegida com diagnóstico precoce e remédio para sarna de cachorro adequado para aquele tipo de sarna.

Sintomas

Toda patologia descoberta em seu estágio inicial apresenta chances de cura mais rápida e de modo mais simples. No caso da sarna, o diagnóstico precoce é fundamental para que a doença seja tratada apenas com uso de um remédio para sarna de cachorro. Nesse sentido, é importante ficar atento a sintomas como:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Queda de pelo e falhas na pelagem;
  • Crostas, feridas, escamações e inflamações;
  • Otite

Remédio para sarna de cachorro

O Médico Veterinário tem papel essencial no diagnóstico correto e prescrição do tratamento para sarnas. A raspagem de pele é o método diagnóstico mais eficaz para identificar qual tipo de sarna está acometendo o animal. Após a confirmação pelo raspado, o Médico Veterinário poderá indicar o remédio para sarna de cachorro mais eficiente para aquele determinado tipo de sarna. Dependendo do tipo de sarna e da condição que o animal se encontra, outros medicamentos devem ser associados ao tratamento além do remédio para sarna de cachorro pois, as feridas causadas por esta doença, além de causarem desconforto ao pet podem funcionar como porta de entrada para vários microrganismos.

É comum também a associação de loções e xampus ao tratamento. A duração do tratamento depende do grau da doença podendo durar algumas semanas. É muito importante ter cuidado com os objetos utilizados por esse animal. Lavar a caminha, cobertores, brinquedos, escovas e outros objetos são uma forma de prevenir que o animal não seja reinfestado ou infeste outros animais.

A Chemitec oferece medicamentos veterinários, inclusive o remédio para sarna de cachorro, que ajudam na prevenção da sarna, como desinfetantes para higienizar o ambiente, utensílios e caminha do pet.

Fontes:

Chemitec – Medicamentos Veterinários.

 

 

Saiba Mais