O Persa é uma raça bastante antiga e os registros de sua origem são considerados um pouco incertos e nebulosos. Acredita-se que a história deste felino tenha começado na Pérsia (atual Irã), no início do século XVII. Nesta época, um explorador italiano chamado Pietro Della Valle visitou a região e se encantou com os gatos do local, que apresentavam pelagem com aparência semelhante à lã.
Este bichano era conhecido entre os persas como “Gato do Deserto”, e seus pelos característicos serviam para proteger o animal do ambiente típico da região e permitir que ele sobrevivesse na areia. Ao retornar à sua terra natal, Pietro levou alguns exemplares deste felino e os inseriu em um programa de procriação em cativeiro. Anos mais tarde, no século XIX, esses gatos foram cruzados com o Angorá, uma raça de pelos longos.
Foi justamente a partir desta mistura de raças que surgiu o gato Persa como o conhecemos atualmente, com a pelagem longa e solta como uma de suas principais e mais marcantes características.