Essa raça surgiu na Alemanha, no final do século XVII, tendo sido desenvolvida pelo coletor de impostos e protetor de animais Karl Friedrich Louis Dobermann. Uma curiosidade interessante é que a raça é uma das únicas que leva o sobrenome de seu criador.
Como exercia um ofício um tanto quanto delicado – o de coletar impostos –, Karl precisava de um cachorro que fosse, além de seu amigo, seu protetor. Sua profissão o expunha a riscos de roubos e agressões. Como também era o responsável pela gestão de um canil local, o alemão escolheu cães que tinham como características essenciais a agressividade.
Foi assim que nasceu o Doberman, um cão de guarda leal e dedicado à família, também muito útil em momentos de caça de outros animais e trabalhos com a polícia. Foi somente no começo do século XX que alguns exemplares da raça foram encaminhados para os Estados Unidos, onde ganharam visibilidade em competições. Isso resultou na inauguração de um clube para o animal: Doberman Pinscher Club of América.