Fale conosco pelo WhatsApp

Guia completo sobre Shih-tzu

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

Conheça tudo sobre os pequenos cachorros que caíram nas graças de quem prefere raças menores

Muito querido pelos brasileiros, o shih-tzu é uma raça de cachorro que conquista não só pela aparência, mas também pela personalidade que essa fofura carrega.

Com a aparência marcada pelos grandes olhos em forma de bola e pelos lisos, os cães da raça shih-tzu são divertidos, extrovertidos, tranquilos e extremamente companheiros. Por isso, é uma raça de cão ideal para pessoas que vivem muito tempo perto do pet, já que ele acaba se apegando à família.

O tamanho do shih-tzu também o faz ser um ótimo cão de companhia para pessoas que vivem em apartamentos, já que eles não precisam de muito espaço para viver bem.

Características Principais

Peso

4 a 8 kg

Altura

30 cm

Estimativa de vida

13 anos

Origem e história do Shih-tzu

A própria origem do shih-tzu já mostrava que esse pequeno cachorrinho seria um cão de companhia. Originário do Tibet, os simpáticos cães foram companhia de imperadores e da família real chinesa. Entre o século XIII e XVII, os palácios imperiais eram repletos de pets de raça, especialmente durante a Dinastia Ming.

Dos antigos palácios do império da China, a raça foi sendo levada a outros lugares do mundo a partir da Revolução Chinesa, mas foi só no século XX que o shih-tzu chegou ao Reino Unido, ganhando o coração do Ocidente.

Principais características do Shih-tzu

As principais características físicas do shih-tzu estão em seu tamanho pequeno, pelos longos e compridos, olhos grandes e amendoados, cabeça e cauda empinadas e aspecto de confiança.

Existem alguns tipos de shih-tzu diferentes, entre os mais comuns podemos citar dois:

  • Shih-tzu americano: possui os olhos menores e são mais altos, com pernas mais longas;
  • Shih-tzu europeu:os olhos são proeminentes, a cabeça é maior e as pernas são mais curtas.

Quanto ao comportamento, os cães dessa raça costumam ser dóceis, mas podem ser bem teimosos se não forem adestrados ainda filhotes. Por isso, vale a pena investir em um treinamento para, pelo menos, alguns comandos básicos.

Essa também é uma raça recomendada para aqueles que têm crianças em casa ou, ainda, outros cães ou gatos. O shih-tzu consegue se adaptar muito bem a qualquer espaço e sua versatilidade pode ser explorada em vários contextos.

Personalidade e temperamento do Shih-tzu

A carência e vontade de estar sempre perto da família é um dos pontos mais marcantes da personalidade do shih-tzu. Ele gosta de estar envolvido na rotina da família, sendo um ótimo cão para conviver com todos. Mesmo sendo dócil, o shih-tzu precisa entender o funcionamento da hierarquia da casa por ser um pet mais teimoso.

Quanto ao seu relacionamento com outros pets, essa é uma raça que se dá muito bem com outros tipos de cães, independentemente de seu porte. Tanto o shih-tzu macho quanto a fêmea são muito adaptáveis, adoram ficar o tempo todo no colo de seus tutores ou sempre ao lado deles.

Principais problemas de saúde do Shih-tzu

Cães de raça costumam ter alguns tipos de problemas de saúde em comum, com o shih-tzu não é diferente. Algumas das doenças mais comuns entre os cães da raça são:

Síndrome braquicefálica

Muito comum entre os cães pequenos, o focinho achatado pode fazer com que a respiração e transpiração do pet seja comprometida, principalmente em dias mais quentes.

Problemas oculares

Por terem olhos grandes e expostos, pode ser preciso tomar alguns cuidados extras com o acompanhamento do veterinário para evitar lesões oculares.

Obesidade

Muito sossegado, o shih-tzu é uma raça que costuma ser mais sedentária, fazendo com que o animal fique parado por mais tempo e tenha uma maior tendência à obesidade.

Dicas para cuidar do seu Shih-tzu

Se está pensando em ser tutor de um shih-tzu e quer saber sobre os cuidados do pet, saiba que esse não é um animal que demanda muito trabalho. Os cuidados costumam ser os básicos, como:

Pela forte tendência ao sedentarismo, pode ser interessante redobrar os cuidados com a atividade física do pet. A seguir, confira alguns detalhes dos cuidados de saúde que você deve ter com o seu shih-tzu.

Higiene básica

  • Por conta dos pelos longos, é importante que os pelos sejam sempre escovados para não prejudicar a saúde dos fios;
  • É importante manter os pelos do rosto aparados ou presos, para que não caiam sob os olhos do pet;
  • As orelhas do pet devem sempre ser limpas e tampadas durante o banho;
  • Os pelos precisam ser bem secos após o banho para evitar doenças dermatológicas;
  • Atenção ao produto de banho do pet, é importante contar com um específico para ele.

Alimentação

É importante comprar uma ração de qualidade ou oferecer uma alimentação natural adequada ao seu pet, sempre de acordo com a recomendação do veterinário responsável. Também é bom lembrar que filhotes, adultos e idosos têm necessidades nutricionais diferentes.

Visitas regulares ao veterinário

Vacinação, consultas de rotina e prevenção sempre devem ser acompanhadas de um bom veterinário para garantir a boa saúde do pet.

Curiosidades sobre o Shih-tzu

  • O nome significa ‘’pequeno leão’’ na língua chinesa, por conta do rosto com pelos crescendo para todos os lados, assim como os leões
  • O shih-tzu é uma das raças mais antigas do mundo, podendo datar até mesmo antes do ano de 1400;
  • É comum que confundam o shih-tzu com outra raça, o lhasa apso. No entanto, eles são pets totalmente diferentes. Os olhos do lhasa apso costumam ser mais ovais do que saltados, além de não terem o focinho achatado.

Fotos

Produtos Chemitec: cuidando da saúde do Shih-tzu

A Chemitec é uma indústria farmacêutica que preza pela saúde animal e, para garantir a saúde e o bem-estar de cães e gatos, desenvolveu uma linha específica para as necessidades dos pets. A fabricante disponibiliza medicamentos de qualidade e que respeitam as particularidades do organismo canino, além de contar com shampoos e demais produtos de higiene para cachorros.

Para saber mais sobre como esses itens podem contribuir para a saúde do seu shih-tzu, entre em contato com nossos fornecedores ou converse com o veterinário de sua confiança.