Fale conosco pelo WhatsApp
imagem ilustrativa
20/01/2023

É indicado dar hormônio para bovinos?

Na cadeia produtiva de carne e leite, dar hormônios para bovinos não é bem visto pelo público leigo. Porém, dados científicos sinalizam para benefícios desde que usado de forma racional e segura.

Os hormônios são compostos produzidos por glândulas endócrinas e liberados na corrente sanguínea para atuar sobre tecidos-alvo, onde os hormônios realizam diversas funções através de ligação em receptores específicos. Eles atuam desde o crescimento de um animal até a sua regulação reprodutiva, comportamental e metabólica em respostas fisiológicas, morfológicas e bioquímicas normais de qualquer organismo.

Conhecendo a ação de cada hormônio é possível transformar o uso desse conhecimento em uma tecnologia válida para aumentar a produtividade na agropecuária. Seguem alguns dados de quando é indicado dar hormônios para bovinos.

Quando é indicado dar hormônio para bovinos?

Atualmente, há literatura científica relatando o uso de hormônios como uma tecnologia que permite expressivas melhorias em ganho produtivo e eficiência alimentar. Tanto na produção de corte, quanto na leiteira, há indicação de dar hormônio na espécie bovina.

Bovinocultura de corte

Para a realização da inseminação artificial, é indicado dar hormônio para bovinos de corte na fase de cria. Essa prática é utilizada com o objetivo de promover a sincronização da ovulação das vacas, melhorando as taxas de fertilidade, a qualidade e a quantidade de bezerros obtidos.

Nas fases de recria e engorda, os hormônios denominados “anabolizantes bovinos” poderiam ser usados a fim de favorecer o ganho de peso dos animais. Ainda que seu emprego seja permitido em alguns países, anabolizantes na bovinocultura de corte do Brasil estão proibidos.

Bovinocultura de leite

Alguns hormônios têm indicação para bovinos de leite ao promover a persistência da produção leiteira das vacas, sem perda de produtividade. A aplicação do medicamento também pode diminuir a oscilação dos custos da pecuária leiteira de acordo com a sazonalidade.

Qual a importância do uso de hormônio em bovinos

Os hormônios com uso indicado para bovinos quanto à parte reprodutiva fazem parte de tecnologias de importância para o setor no aumento da produtividade dos animais. Eles compõem um conjunto de medidas pela produtividade do setor, e seu emprego deve estar associado a uma nutrição adequada, melhoramentos genéticos, práticas de manejo quanto ao bem-estar animal e métodos de gestão baseados em métricas na propriedade.

A indicação de dar hormônio para bovinos no caso da produção leiteira se torna ainda mais crucial, pois uma produção mais uniforme ao longo do ano diminuiria as oscilações sazonais no valor do litro do leite. Essa uniformidade seria um benefício colhido como uma alternativa para manter o sistema eficiente durante todo o ano.

Existem contraindicações?

Ainda que não sejam vistos com bons olhos pela sociedade, os hormônios dados para bovinos são substâncias naturais produzidas por todos os animais. Porém, a falta de domínio no assunto provoca reações de repulsa e receio aos consumidores de alimentos de origem animal, principalmente quando se admite que diferentes setores da agropecuária empregam tais biomoléculas. Seriam necessárias comprovações científicas que atestam se sua utilização realmente causa algum tipo de problema ao animal ou ao homem.

A Europa é um mercado altamente refratário ao uso de hormônios na cadeia produtiva de alimentos. Os próprios comitês europeus formados para examinar o assunto concluíram, no entanto, que o uso de hormônios (como anabolizantes) é seguro quando feito de forma adequada e controlada. Para tanto, é necessário respeitar a:

  • Dosagem correta;
  • Aplicação adequada;
  • Garantia de respeito ao período de carência comprovado para metabolização normal do hormônio no organismo animal.

Ociton® Solução Injetável Hormônio para bovinos

Diante desse cenário, o Ociton® Solução Injetável da Chemitec, à base do hormônio Ocitocina, é uma opção segura, eficiente e indicada para aumentar a ejeção do leite em vacas sem bezerro ao pé e diminuir o leite residual pós-ordenha, devendo ser administrada por via intravenosa na veia mamária.

Entre em contato com a Chemitec e saiba mais sobre esse e demais assuntos.

Fontes:

CHEMITEC

Agrolink

O Presente Rural

Sociedade Nacional de Agricultura