Pedilúvio: Bovino
12/12/2019

Pedilúvio: Como utilizar?

O pedilúvio consiste em um recipiente usado para o tratamento preventivo de doenças no casco de animais, como os equinos ou bovinos de criação, por exemplo. O uso da solução desinfetante nesse local tem como intuito desinfetar os cascos dos animais evitando a proliferação de dermatites.

De acordo com pesquisas, o uso do pedilúvio diminui a recorrência ou necessidade de tratamentos usuais para lesões no casco dos animais. Entre os benefícios da solução é que ela permite uma aplicação em larga escala e ordeiramente, facilitando o manejo das cabeças de gado.

Qual é a importância do pedilúvio?

O pedilúvio é uma abordagem fundamental para reduzir as lesões podais nos bovinos. Elas comprometem tanto o bem-estar animal, como geram prejuízos diversos no sistema produtivo, seja para produção de leite ou carne.

Ao lesionar os cascos, os bovinos enfrentam problemas de locomoção que afetam a rotina agropecuária por resultar na dificuldade de ingestão de alimentos, redução dos índices reprodutivos e mudança em comportamentos normais, como o cio.

Esse conjunto de complicações faz com que a prevenção das lesões no casco devido ao pedilúvio seja fundamental para manter a produtividade dos animais e a lucratividade do negócio.

Quais são os tipos de pedilúvio?

O tipo de pedilúvio escolhido depende da estrutura do local, número de cabeças de gado, se os animais ficam em pastagem ou não. Conheça os principais tipos a seguir.

Pedilúvio de passagem

Opção mais usada no Brasil, o pedilúvio de passagem utiliza dois recipientes, o primeiro com água, para remoção das sujeiras mais brutas, e um segundo com desinfetante para limpeza e prevenção de doenças. Nesse modelo, os animais passam em fila indiana após a saída da ordenha, no caso de animais produtores de leite.

Destaca-se que se o casco estiver muito sujo, o primeiro recipiente com água será menos eficaz, devendo ser avaliadas outras opções de limpeza do casco antes de passar pelo pedilúvio com desinfetante.

Pedilúvio de passagem em piquete

É semelhante ao pedilúvio usado no caso de vacas em lactação, mas é destinado às vacas secas e novilhas. A atenção ao nível de sujeira do casco deve ser a mesma.

No caso o pedilúvio de passagem é recomendado, ao menos, 2 metros de diâmetro para que o animal dê, no mínimo, dois passos na solução desinfetante. Além disso, a profundidade deve ser de, pelo menos, 15 centímetros, para que a substância alcance a sobreunha do animal.

Pedilúvio de estação

O pedilúvio de estação é um pouco mais eficiente do que o de passagem, mas também exige uma estrutura mais complexa separando a solução em etapas. Nesse caso é usada uma caixa grande para desinfecção dos animais, sendo que eles são deixados entre 5 e 10 minutos nessa estação para uma limpeza e desinfecção mais eficientes.

Como utilizar o pedilúvio?

O uso do pedilúvio varia de acordo com as condições do local. Por exemplo, no caso de animais em confinamento deve ser realizado ao menos três vezes por semana. Já no caso de animais em piquete uma vez por semana é suficiente para controle de dermatites.

Outro aspecto é a capacidade do pedilúvio. Por exemplo, um recipiente de 200 litros deve ser destinado a, no máximo, 130 animais. Acima disso, os bovinos vão passar em uma substância suja que não vai desinfetar o casco e pode até provocar problemas nele.

Higienização do pedilúvio: como fazer e importância?

A higienização do pedilúvio é fundamental para que a prática seja efetiva na prevenção de doenças do casco. A recomendação é que a limpeza seja feita a cada passagem, ou no máximo duas, de acordo com o número de animais.

Para isso é preciso esgotar a solução, remover todos os dejetos presentes no fundo, lavar com sabão e enxaguar abundantemente, secar corretamente o recipiente e colocar uma nova solução para próxima passagem.

A recomendação é utilizar desinfetantes bactericidas reconhecidos, como o desinfetante Quatermon para o tratamento e prevenção de feridas.

Portanto, além dos cuidados com o pedilúvio, é fundamental escolher uma solução desinfetante certificada e licenciada para segurança dos animais e efeito desinfetante satisfatório.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog