O uso de diuréticos para suínos é fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar desses animais
Os medicamentos diuréticos são fármacos que aumentam a produção de urina pelos rins, facilitando assim a eliminação de líquidos e sais do corpo. Esse é um produto geralmente indicado para o tratamento de condições médicas que levam à retenção de líquidos pelo organismo ou situações que levam à formação de edemas.
O uso de diuréticos para suínos está entre os cuidados relacionados ao manejo de um rebanho, ajudando a controlar alterações e promovendo a saúde e bem-estar dos animais. A utilização desses medicamentos, entretanto, deve ser sempre feita com cautela e mediante orientação de um médico veterinário. Entenda melhor a seguir!
Qual a importância do diurético na criação de porcos?
O diurético para suínos é um medicamento de uso indicado para situações médicas específicas em que é necessário tratar edemas ou outras condições de saúde relacionadas à retenção de líquidos. A administração desse tipo de fármaco é fundamental para eliminar desconfortos capazes de prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida do animal.
O cuidado com a administração de diuréticos para suínos é fundamental para garantir a sustentabilidade e eficiência da suinocultura, evitando que os animais tenham uma vida desconfortável e prezando pela qualidade dos produtos que são consumidos pelas pessoas. Trata-se de uma questão de saúde e bem-estar humano e animal.
Benefícios do diurético para suínos
A administração de diuréticos para suínos é fundamental para garantir a saúde geral dos animais, trazendo benefícios como:
- Prevenção de doenças;
- Alívio de sintomas incômodos aos animais;
- Maior eficiência da produção;
- Qualidade dos produtos de origem animal;
- Garantia de bem-estar e dignidade animal;
- Prevenção de complicações relacionadas a doenças que causam edema ou retenção de líquidos;
- Sustentabilidade na suinocultura, minimizando o desperdício de recursos;
- Maior credibilidade de mercado para o produtor;
- Redução do estresse nos animais acometidos por doenças que causam edema ou retenção de líquido;
- Respeito à ética relacionada à responsabilidade com os animais;
- Cumprimento de normas de regulamentação a respeito da produção na suinocultura.
Como utilizar os diuréticos para suínos?
O primeiro aspecto a ser levado em consideração no uso de diuréticos para suínos diz respeito às necessidades e características fisiológicas desses animais. Isso porque o organismo dos porcos possui metabolismo e funcionamento diferente em relação a outras espécies, e as substâncias diuréticas agem de maneira específica no corpo desses animais.
Nesse sentido, a utilização dos fármacos deve sempre seguir a orientação do veterinário, que calculará a dose adequada para o animal, assim como a frequência ideal de administração do medicamento. Esse profissional também deverá acompanhar a resposta do organismo dos suínos, supervisionando o tratamento e o período de carência para o abate, de modo que não haja resíduos de diuréticos para suínos na carne que é consumida pelos humanos.
Quando o diurético para suínos é indicado?
A principal indicação dos diuréticos para suínos é para o tratamento de edemas inflamatórios do parto e da glândula mamária das porcas. O medicamento ajuda na redução do acúmulo de fluidos nos tecidos, aliviando o inchaço, proporcionando mais conforto aos animais e prevenindo complicações ou a piora do quadro apresentado.
Apenas uma avaliação criteriosa do médico veterinário poderá identificar a necessidade de utilização dos diuréticos para suínos. A dose ideal do medicamento e o tempo de administração também devem ser indicados por este profissional.
Diuréticos para suínos da Chemitec
A Chemitec é uma das maiores indústrias farmacêuticas veterinárias do mercado brasileiro e oferece uma linha completa de medicamentos para animais de produção e pets. A empresa possui mais de 20 anos de presença no mercado, acumulando ampla e aprofundada experiência no desenvolvimento de produtos e insumos de qualidade para animais de produção e pets.
No que diz respeito especificamente à suinocultura, a empresa oferece diuréticos para suínos, além de antibióticos, anti-inflamatórios, terapêuticos de uso tópico, desinfetantes e endectocidas para esses animais. Os produtos desenvolvidos pela Chemitec levam em consideração o metabolismo, a sensibilidade e outras especificidades desses animais, sempre prezando pelo bem-estar animal e humano.
Diurético Diuzon® Solução Injetável
Levando em consideração apenas os diuréticos para suínos, a Chemitec disponibiliza o Diurético Diuzon® Solução Injetável, que combina a ação diurética da triclormetiazida com a potente ação anti-inflamatória da dexametasona. O produto foi especialmente desenvolvido para tratar o edema natural do parto e da glândula mamária.
O uso desse diurético é essencial para prevenir e evitar danos aos tecidos mamários. Como consequência, o medicamento garante que as porcas consigam produzir leite para alimentar os filhotes, minimizando também o risco de que elas desenvolvam doenças secundárias, como mastites e dermatites.
A administração do Diurético Diuzon® Solução Injetável é por via intramuscular e deve ser sempre recomendada e acompanhada por um veterinário. O medicamento não deve ser aplicado em animais com doenças renais graves.
Os produtos da Chemitec podem ser encontrados on-line, nos principais petshops do país e em distribuidores oficiais da empresa. Entre em contato e saiba mais.
Fonte: