Fale conosco pelo WhatsApp
Veterinária utiliza método para tratar alergias em cães e gatos
23/03/2020

Como cuidar de Alergias em Cães e Gatos?

Seu animal de estimação anda se coçando com muita frequência? É comum que a maioria pense em pulgas, mas a coceira insistente pode ser outra coisa: alergia. Alergias em cães e gatos é algo muito mais comum do que se imagina e costuma se desenvolver tanto de forma aguda (pontual) como também de forma crônica (recorrente).

O grande problema das dermatites em cães e gatos é que, na maioria das vezes, trata-se de um caso recorrente, ou seja, não tem cura. Vamos agora entender um pouco mais sobre as alergias em cães e gatos, causas, tratamentos e se há ou não formas de prevenção. Confira!

Quais as alergias que acometem os cães?

Se você tem um cachorro e ele anda se coçando mais que o normal, pode ser que ele esteja com alergia. Mas a questão é: alergia a que? Fica praticamente impossível fazer o tratamento de forma eficaz se não sabemos a causa. Portanto, listamos abaixo as principais.

Alimentação

Alguns tipos de comida podem desenvolver alergias em cães e gatos e pode ser, inclusive, algum tipo de ração. Porém, tal reação alérgica é mais comum quando os donos dos pets oferecem outros tipos de comida, especialmente as que contém trigo, milho, derivados do leite e outros.

Atópicas

Dentre as alergias em cachorros e gatos, é a segunda mais comum. Normalmente acontece quando no ambiente do animal está respirando um agente alérgeno. Pode ser, por exemplo, a fumaça do cigarro ou pólen.

Dérmicas

Ocorre com mais frequência quando o cachorro entra em contato com alguns medicamentos, coleiras de pulgas, substâncias antiparasitárias, fibras de carpete, produtos de limpeza, dentre outros.

Há também várias outras causas como saliva de pulgas e carrapatos. Até mesmo o fato de não secar o animal o bastante depois do banho, pode gerar a presença de fungos que causam a alergias nos pets.

Quais acometem os gatos?

No gato, as causas da alergia não são muito diferentes. Entre as principais estão:

  • Pólen;
  • Perfume;
  • Produtos de limpeza;
  • Produtos antipulgas;
  • Picadas de pulga;
  • Alguns tipos de alimentos;
  • Determinadas espécies de plantas.

Pode também haver a associação de fatores. Por exemplo, durante a primavera, a quantidade de pólen é muito maior ou o gato pode ser alérgico a algum alimento. Assim, a situação pode ficar mais grave em algumas circunstâncias.

Como as dermatites em cães e gatos são transmitidas?

As alergias podem se dar pelo simples contato com o alérgeno. É o caso, por exemplo, de o seu pet entrar em contato com algum produto de limpeza, durante a desinfecção de seu local de convivência.

O gato pode ter acesso a algum alimento que resultará na reação alérgica ou essa condição pode ser transmitido pelo ar, por exemplo. Algum agente bacteriano no ambiente em que o gato vive pode resultar em dermatite.

Elas podem passar para os humanos?

A dermatite atópica não é transmissível para os seres humanos. Portanto, se você tem um animal de estimação com esse problema em casa, pode ficar tranquilo. A patologia não é transmitida e você pode continuar dando todo o carinho e amor para o seu cachorro ou gato sem se preocupar.

O mesmo vale para outros tipos de alergia, especialmente porque as causas são muito específicas e, normalmente, fazem mal para os animais, mas não para os seres humanos.

Como identificar alergias em cães e gatos?

Como identificar que o seu animal de estimação está com alergia? As manchas vermelhas na pele e nos olhos são sinais comuns em casos de dermatite ou alergia alimentar. No caso de picadas de pulgas, as costas e a cauda são os lugares mais comuns para encontrar.

Você também pode encontrar feridas e cascões espalhados pelo corpo do animal indicando uma dermatite em situação grave que pode ter se desenvolvido por fungos ou bactérias.

Sempre que suspeitar que o seu animal de estimação está com alergia, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Alergias em cães e gatos podem ser complicadas de tratar, por isso o quanto antes o tratamento começar, melhor. Remédio para carrapato só podem ser indicados por veterinários.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog