Os anti-inflamatórios para cães são medicamentos utilizados para cessar o processo inflamatório, independentemente do local e gravidade do caso.
É de fundamental importância que a escolha do tipo de anti-inflamatório para cães, dosagem e duração do tratamento, sejam indicados e acompanhados por um médico veterinário de modo a, evitar o uso inadequado do medicamento e garantir a eficácia e segurança do seu pet.…
Para que serve o anti-inflamatório para cachorros?
A inflamação é uma resposta naturais do organismo às agressões, cortes, lesões acidentais, pós-cirúrgico ou, podendo ainda, ser proveniente do próprio organismo. Durante o processo inflamatório ocorre, dilatação dos vasos e aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado.
Os cinco sinais clássicos de inflamação são: calor, rubor (vermelhidão), edema (inchaço), dor e perda de função. Embora esta seja uma resposta natural do organismo, o processo inflamatório pode ser bastante desconfortável para os animais, e a administração de anti-inflamatório para cães é recomendada justamente para aliviar os incômodos desses sintomas, garantindo assim uma recuperação rápida e adequada do animal.
Dependendo do caso, o fármaco pode auxiliar ainda no tratamento de osteoartrites, processos degenerativos das articulações e até mesmo neoplasias.
As principais doenças que podem levar à necessidade de um tratamento medicamentoso com anti-inflamatório são:
- Problemas reumatológicos;
- Lesões e contusões;
- Doenças degenerativas.
Muitas vezes, a administração de anti-inflamatórios para cães pode ser associada a outro tipo de tratamento medicamento como, por exemplo, os antibióticos.
Qual o melhor anti-inflamatório para cães?
Uma vez que o organismo dos cães possui particularidades que os diferem de outros animais, é importante que sejam medicados apenas por produtos farmacêuticos compostos por substâncias que foram testadas e asseguradas para o uso nesta espécie.
Isso significa, portanto, que o ideal é que eles sejam medicados apenas com produtos desenvolvidos especificamente para cães.
Além de ser livre de substâncias que possam ser prejudiciais aos cães, os medicamentos de ação anti-inflamatória precisam ser corretamente dosados e escolhidos de acordo com a patologia que acomete o animal.
Cachorros de pequeno porte certamente precisam de uma dose muito menor de anti-inflamatório, em comparação aos cães de grande porte. Uma super dosagem pode causar efeitos colaterais graves, como intoxicação, alergias e úlceras.
Quando se trata de um anti-inflamatório esteroidal como os corticoides, medicamento mais forte, como os que possuem cortisona, é preciso tomar ainda mais cuidado, pois os efeitos colaterais associados ao uso deste tipo de anti-inflamatório para cães incluem: retenção de líquidos, queda da imunidade, aumento de peso e outros sintomas prejudiciais à saúde do pet.
Por isso, o melhor anti-inflamatório para seu cão, será aquele indicado pelo Médico Veterinário, responsável por acompanhar a saúde do animal ao longo de todo o tratamento.
Como tratar inflamação em cachorros?
É dever do dono cuidar da saúde e bem-estar do seu pet, levando-os ao veterinário regularmente ou quando alguma mudança comportamento ou física for detectada. Também faz parte dos deveres do tutor, seguir rigorosamente a prescrição do tratamento proposto, com objetivo de solucionar e curar o animal o mais rápido possível.
Quando uma inflamação é identificada, cabe ao veterinário apontar a melhor forma de tratar o problema e desconfortos associados. Além de prescrever o medicamento mais adequado para o caso, este profissional vai prescrever a dose de acordo com o peso e as características do pet, sempre priorizando a saúde e qualidade de vida do animal.
A maioria dos anti-inflamatórios para cães são em formato de comprimido, e a administração do medicamento pode ser feita em casa. Para casos mais graves ou urgentes, entretanto, uma solução líquida injetável pode ser aplicada pelo veterinário, garantindo uma ação mais rápida do fármaco. Existem, ainda, alguns anti-inflamatórios que são disponibilizados em gel, creme ou spray, agindo diretamente na pele.
Como dar remédio para cachorro?
A maneira mais adequada de administrar o anti-inflamatório para cães dependerá do comportamento do animal. No caso dos comprimidos, a tarefa pode ser facilitada com ajuda de alguns truques que envolvem o uso de petiscos e ração úmida. Outra opção é colocar o remédio diretamente na boca do animal, levantando levemente o focinho até que o cão engula o comprimido.
Anti-inflamatórios para cães: qualidade Chemitec
Com mais de 20 anos de experiência no mercado farmacêutico veterinário, a Chemitec está sempre atenta às particularidades e necessidades dos cães. No entanto, a empresa vem desenvolvendo medicamentos de ação anti-inflamatória específicos para garantir a saúde e qualidade de vida dos cães.
Os principais anti-inflamatórios para cães disponibilizados no mercado brasileiro são fabricados atualmente pela Chemitec e dentre eles podemos destacar:
FLUXININ
Este é um medicamento de ação anti-inflamatória, analgésica, antitérmica e antiendotóxica indicada para cães que apresentam:
- Problemas reumatológicos, tais como: artrites, artroses, osteocondrites, tendinites, displasia coxo-femural e entorses;
- Conjuntivites e outras alterações oftalmológicas;
- Inflamações decorrentes de broncopneumonias;
- Dores pós-cirúrgicas.
DÉXIUM
Possui ação anti-inflamatória, anti-reumática e anti-alérgica, sendo indicado para o tratamento de artrite reumatoide, dermatoses não específicas, gonites e condições inflamatórias de variados tipos.
ELO-XICAM
Disponibilizado em forma de comprimido ou em solução injetável, é um potente anti-inflamatório para cães indicado para processos inflamatórios agudos e dolorosos.
Para saber mais sobre os anti-inflamatórios para cães desenvolvidos pela Chemitec e descobrir como esses medicamentos podem ajudar no bem-estar de seu pet, entre em contato conosco por meio da internet ou procure nossos principais distribuidores.
Fontes:
Produtos Veterinários – Chemitec.