GUIA COMPLETO
SOBRE VERMÍFUGO
NESTE GUIA VOCÊ ENCONTRARÁ:
O que são vermífugos Doenças que o medicamento previne Quando dar aos cães
Quando dar aos gatos Tipos de vermífugos para cães e gatos
A saúde dos animais de estimação demanda atenção. Cuidados simples como a administração de vermífugos, ao menos uma vez ao ano, é fundamental e colaboram para a longevidade na vida dos pets.
Por mais simples que a medida possa parecer, dar vermífugos aos cães e gatos deve ser feita com orientação de um profissional de medicina veterinária e levando em consideração o estilo de vida do animalzinho.
O que poucos devem saber é que cadelas e gatas devem ser vermifugadas quando prenhe, pois, evita-se o contágio das verminoses nos filhotinhos. Essa é apenas uma das peculiaridades sobre a tema. Confira neste guia completo sobre vermífugos as informações indispensáveis à saúde do animal de estimação cedidas pela Chemitec, empresa de medicamentos veterinários e com grande expertise no segmento pet.
O que são Vermífugos?
Vermífugos são medicamentos administrados com a função de prevenir e combater verminoses. Esses vermes costumam se alojar no intestino dos animais de estimação e quando não tratados de forma efetiva, podem resultar em doenças graves aos pets.
Os medicamentos são facilmente encontrados em clínicas veterinárias e petshops e devem ser adquiridos com a indicação do veterinário que acompanha a saúde do pet.
Quais doenças os vermífugos previnem?
ANCILOSTOMAS
Anciolostoma é um verme não tão grande como as "lombrigas", mas tem a capacidade de causar uma irritação severa do intestino.
DIPYLIDIUM CANINUM
Tem como hospedeiros intermediários a pulga e piolhos que são os responsáveis pela alta insfestação dos animais domésticos.
TOXOCARA CANIS
Este é uma espécie de nematódeo do gênero Toxocara comumente encontrado parasitando cães e outros canídeos. Essa patologia afeta órgãos. Os sintomas característicos são o cansaço excessivo, a perda de peso e anemia.
LOMBRIGAS
Estes vermes longos parasitas vivem no intestino do hospedeiro privando-o de nutrientes importantes.
TÊNIAS
Estes parasitas podem ser muito compridos, podendo atingir metros e causar obstrução itestinal.
DIROFILARIOSE ou verme do coração
A Dirofilariose é um parasita transmitido pela picada de mosquito. Estes parasitas podem alojar-se no coração do hospedeiro, circulando as larvas na corrente sanguínea. Podendo ser fatal para o cão e gato.
Saiba a seguir quais as verminoses mais graves e os problemas que elas podem causar aos animais de estimação.
Os vermes denominados de ancilostomas afetam cães e gatos. Nos cachorros a verminose é a Ancylostoma caninum, nos gatos é a Ancylostoma tubaeforme. O contágio ocorre por meio de alimentos ou água contaminada e os vermes afetam diretamente o intestino dos animais, se alimentam da mucosa do órgão e causam sangramentos que são perceptíveis nas fezes dos pets. Quando não tratada, podem evoluir para anemia.
O Dipylidium caninum atinge cães e gatos e tem relação direta com a pulga, quando o animal de estimação apresentar infestação deste tipo de parasita. A característica dessa verminose está em seus sintomas. O animalzinho pode apresentar perda de apetite, quadros de diarreia, dor na região abdominal e apresentar-se apático.
A verminose denominada Toxocara canis também afeta os intestinos. Comum em cães, os ovos do verme se alojam no intestino e se transformam em larvas que podem migrar para os brônquios e a traqueia, para retornar ao intestino. Essa patologia afeta órgãos como olhos, pulmões, fígado, rins e cérebro.
Por isso é de extrema importância que os tutores administrem o vermífugo de forma periódica nos animais de estimação, pois, além de cuidar de seus amiguinhos, evitam ser contaminados. Isso mesmo, os humanos podem ser acometidos pelas verminoses, logo, todo o cuidado é pouco.
Vermífugos: Quando dar ao cães?
Antes mesmo do nascimento dos cães e dos gatos esses cuidados podem ser iniciados. Gatas e cadelas prenhes devem tomar vermífugos para manterem-se saudáveis e evitar que os filhotes sejam contaminados com alguma doença no parto e na amamentação. Os filhotes, até os três primeiros meses de vida, demandam mais atenção quanto à administração de vermífugos. Confira abaixa a tabela com as doses iniciais de vermífugos a cães filhotes.VERMÍFUGOS QUANDO DAR?
30 DIAS DE IDADE | 1ª Dose de vermífugos |
45 DIAS DE IDADE | 2ª Dose de vermífugos |
60 DIAS DE IDADE | 3ª Dose de vermífugos |
Já animais que vivem com outros e adoram passear pela rua, parques e afins, o ideal é que a vermifugação ocorra a cada seis meses. O tempo inferior deve-se à maior propensão de ter contato com animais infectados e locais em que a proliferação dessas verminoses é comum.
Vermífugos: Quando dar ao gatos?
Assim como os cães, gatos filhotes também devem seguir um protocolo de administração de doses de vermífugos. Veja na tabela a seguir:VERMÍFUGOS QUANDO DAR?
30 DIAS DE IDADE | 1ª Dose de vermífugos |
45 DIAS DE IDADE | 2ª Dose de vermífugos |
60 DIAS DE IDADE | 3ª Dose de vermífugos |
Logo, essas informações devem ser fornecidas ao veterinário para que ele possa receitar a dosagem correta e a periodicidade da administração de vermífugos.
Tipos de vermífugos
Existem algumas fórmulas para a administração de vermífugos, são elas:
A Chemitec, indústria farmacêutica para o segmento pet, conta com a linha completa de vermífugos — Chemital, medicamento de via oral, ou seja, em comprimidos e de amplo espectro. Os filhotes contam com o Chemital Puppy, que atende aos filhotes de cães e fêmeas prenhes.
O Chemital Plus é exclusivamente voltado a fêmeas (cadelas) prenhes e combate os principais nematódeos e cestódeos. Estão disponíveis ainda o Chemital Cães e o Chemital Gatos, sendo este último indicado para filhotes de felinos e gatas prenhes.
Cada um deles tem formulação específica (com base na raça e tamanho do animal) e contam com quatro comprimidos em cada embalagem. Só a linha Puppy que é líquido e tem dosador para facilitar a administração junto ao animal de estimação.
Os comprimidos são os mais comuns e facilmente encontrados nas clínicas veterinárias e petshops, sendo que o tutor deve consultar o veterinário antes de escolher uma das fórmulas.
Dicas Para Dar Vermífugos aos Cães e Gatos
Mesmo sendo extremamente importantes à saúde dos animaizinhos de estimação, dar vermífugos aos pets pode ser uma tarefa bem complexa. Primeiro por alguns serem muito reativos a todo o processo, segundo pela falta de prática dos tutores.O veterinário pode fazer a administração do medicamento durante uma consulta de rotina do pet, mas quem pretende dar o vermífugo em casa pode seguir os seguintes passos:
- O animalzinho, seja ele um cão ou um gato, deve estar descontraído. Chame-o para brincar, faça carinho e deixe-o bem relaxado;
- Tenha o comprimido por perto, para facilitar todo o processo;
- Quando ele estiver relaxado e bem descontraído coloque-o no colo, mas sempre fazendo carinho e proporcionando diversão a ele;
- Com ele mais calmo, segure-o de forma que consiga abrir a boca sem machucar o animalzinho. Se precisar, conte com a ajuda de uma segunda pessoa, mas pense sempre em não forçar a situação;
- Com a boca do cãozinho ou gatinho aberta coloque o comprimido o mais próximo da garganta que conseguir e feche, segurando-a por alguns segundos;
- Massageie a garganta do pet para que ele engula o medicamento de forma rápida e uma dica extra é assoprar bem de leve o focinho dele, para dar um empurrãozinho a mais.