Fale conosco pelo WhatsApp

Guia completo sobre Beagle

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

Um excelente cão de companhia, o Beagle traz muitas alegrias à família, mas exige atenção e cuidados especiais com a saúde

Raça de pequeno a médio porte, de origem europeia, pode ser empregada até os dias atuais como cão de caça individual ou em matilhas. No entanto, a maioria dos Beagles é considerada como um carinhoso animal de estimação doméstico. Como qualquer raça, é importante conhecer as suas enfermidades mais comuns para acompanhamento junto ao veterinário e garantia de longevidade e qualidade de vida. As primeiras características gerais que podem ser destacadas são:

  • Família racial: Hound;
  • Função original: caçadas;

Características Principais

Peso

8,16-13,61 kg, em machos, e 8,16-13,61 kg em fêmeas

Altura

média de 38,1 cm, para machos, e de 33 cm para fêmeas

Estimativa de vida

10 a 15 anos

Origem e história do Beagle

A raça Beagle é muito antiga e considerada uma das mais propícias para a criação em família do mundo. Há registros encontrados pelos historiadores da raça que datam dos anos 1400. Estes animais foram selecionados a partir da família racial dos hounds, de matilhas empregadas em caçadas. No Reino Unido e França, sua criação ocorreu a partir de variedade de "Beagles de bolso", através dos quais foram selecionados os primeiros exemplares da raça. Seu uso era principalmente em caçadas a cavalo, já que seu tamanho permitia serem carregados pelos donos na caçada. Era empregado na caça às lebres e coelhos, embora já tenha sido capaz de caçar chacais e porcos selvagens também.

Apesar de a origem ser incerta quanto à fonte, o Beagle ficou famoso na Inglaterra e tinha grande popularidade na nobreza. A sua maior notoriedade surge a partir da década de 1860, com o desenvolvimento dos “Beagles americanos”. Esta linhagem foi desenvolvida com a importação e seleção americana, visando criar padrões de beleza raciais e uniformizar temperamentos de interesse.

Principais características do Beagle

O Beagle tem pelagem curta e lisa, com uma ampla gama de colorações e combinações típicas dos hounds. Em geral, seus pelos são brancos, pretos e marrons, em combinações de até três cores, conforme descrito pela Confederação Brasileira de Cinofilia. Os tons de marrons variam do avermelhado ao castanho. Eles têm olhos castanhos escuros, focinho preto, orelhas médias e caídas. São cães com alta energia e afetuosos, com considerável dependência de companhia. Quando muito solitários, podem vocalizar e ser destrutivos.

Personalidade e temperamento do Beagle

Trata-se de uma raça no topo das listas de latidos excessivos. Podem ter dificuldades em aprender os hábitos de banheiro e nos treinos de obediência. Outros traços de seu temperamento e comportamento incluem:

  • É consideravelmente afetuoso com a família;
  • Excelente com crianças e outros cães;
  • Tem certa receptividade com estranhos;
  • Alta energia e gosta de brincadeiras;
  • São curiosos e inteligentes;
  • Sem muita tendência de guarda e proteção;
  • Alto grau de dependência à interação e estímulos;
  • Tem tendência à destruição, principalmente quando suas necessidades de sociabilização não são correspondidas;
  • Podem ser de difícil treinamento e condicionamento.

Principais problemas de saúde do Beagle

Os criadores e tutores de Beagle devem estar atentos às displasias coxofemorais, hipotireoidismo, epilepsia, luxação de patela, desordens oftálmicas e malformações cardiovasculares. Portanto, provavelmente, nas visitas veterinárias serão recomendáveis avaliações de quadril, de tireoide, do sistema cardiovascular e oftalmológico. Os problemas oftálmicos mais comuns do Beagle podem incluir catarata e glaucoma, acometendo diversas idades e levando o animal à cegueira. No entanto, um acompanhamento de perto pode evitá-los ou tratá-los.

Além disso, um problema comum, devido às orelhas caídas, é o maior risco de desenvolvimento de otites, devido ao abafamento do ouvido. Portanto, donos e veterinários devem estar constantemente avaliando as orelhas e tomando cuidados nos banhos e chuvas.

Dicas para cuidar do seu Beagle

Higiene básica

O Beagle não tem odor forte e característico de cão, não costuma se sujar muito e, portanto, banhos frequentes não são necessários. Um banho a cada 45 dias ou conforme a necessidade deve bastar. No caso de banhos caseiros, devem-se utilizar apenas produtos específicos para cachorros, pois eles têm o pH ideal e não irritam a pele do animal. Seja em banhos ou em qualquer ocasião, o cuidado para evitar água entrando nos ouvidos deve ser redobrado. Pode ser necessária sua secagem ou a higiene cuidadosa com produtos otológicos de limpeza próprios para cães.

Quanto ao seu grooming, apesar de seu pelos serem curtos, a troca de pelos é constante durante todo o ano, fazendo com que as escovações sejam necessárias pelo menos semanalmente.

Alimentação

O cãozinho Beagle deve ter acesso a alimento de alta qualidade, industrializado ou de preparo caseiro, orientado por um médico veterinário. A alimentação deve corresponder à sua categoria de porte e idade. A quantidade de ração e petiscos oferecidos é um cuidado para evitar os problemas de obesidade. Sua disponibilidade de brincar pode ser um bom aliado para mantê-lo longe do perigo da obesidade e sedentarismo, apesar da tendência de ganho de peso da raça.

Visitas regulares ao veterinário

Como os outros animais de estimação, o Beagle deve fazer visitas veterinárias periódicas para assegurar a sua saúde. O veterinário deve ditar a frequência de visitas com base em cada animal e seu modo de vida. É importante manter o calendário de vacinação atualizado conforme indicado e orientado pelo veterinário, além de fazer uso de vermífugos, de antipulgas e carrapatos, e realizar exames laboratoriais sempre que necessário.

Fotos

Curiosidades sobre o Beagle

Algumas curiosidades inusitadas do Beagle:

  • Foi uma raça reconhecida um ano após a fundação do American Kennel Club (em 1885, já foi considerada uma raça pura);
  • As longas orelhas podem entrar em contato com o focinho, auxiliando a farejar;
  • Muitos têm a ponta da cauda branca, o que ajudava a identificá-los nas caçadas, pois ao farejar a caça, mantinham-na levantada;
  • São excelentes cães de trabalho;
  • O famoso personagem Snoopy é um Beagle.

Entre em contato e saiba onde encontrar os produtos Chemitec - https://chemitec.com.br/onde-encontrar/