A primeira aparição de um Golden Retriever foi na Escócia, por volta de 1800, durante o reinado da rainha Vitória. A origem da raça está associada a um homem conhecido como Lord Tweedmouth, que manteve registros de cruzamentos para criar um cão de caça ideal para utilizar em sua propriedade.
O escocês necessitava de um cachorro forte, resistente a águas frias e vegetação densa, que tivesse aptidão para caça, busca e resgate. Por muitos anos, esse canino foi considerado apenas como um animal para caça, sendo domesticado somente no século XX.
Por volta de 1908, o Golden Retriever foi visto pela primeira vez, durante uma exposição britânica. Assim, alguns exemplares da espécie começaram a chegar aos Estados Unidos e ao Canadá. Os caçadores esportivos admiravam o porte da raça, enquanto os criadores de shows ficaram fascinados por sua beleza.
No entanto, o que certamente mais chamou a atenção de todos na época foi o temperamento doce, sensível e amável do cão, o que logo fez com que ele se tornasse um dos favoritos dentre animais domésticos.