Fale conosco pelo WhatsApp

Guia completo sobre o Bull Terrier

NESTE GUIA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR:

É uma grande surpresa saber que um pet amigável como o Bull Terrier teve origem em rinhas clandestinas no século 19. Esta raça conta com muitas outras curiosidades.

Ironicamente, algumas das raças de cães mais amorosas tiveram origem no desenvolvimento de animais participantes de atividades cruentas, como cães de briga (ou de caça) – caso do Bull Terrier. Um cão que requer atenção e espaço, ele é uma ótima companhia para toda a família. As observações nos cuidados vão de alimentação até as visitas anuais ao médico-veterinário, com especial destaque para algumas predisposições à problemas de saúde. Alguns personagens (citados ao final) que foram inspirados nesta raça já ficaram famosos nas telonas e telinhas.

Confira um breve “raio-x” da raça:

  • Origem: Grã-Bretanha;
  • Família racial: terrier;
  • Função original: rinhas de cães;
  • Faixa de peso: média de 22,7 kg – 31,8 kg;
  • Altura: média de 53,3 cm – 56 cm;
  • Expectativa de vida: 12 aos 13 anos.

Características Principais

Peso

22,7 kg - 31,8 kg

Altura

53,3 cm - 56 cm

Estimativa de vida

12 a 13 anos

Origem e história do Bull Terrier

Conforme o próprio nome já indica, o Bull Terrier foi obtido por cruzamentos entre Buldogues e Terriers na busca de um bom cão de briga (as quais ocorriam ilegalmente no submundo britânico em rinhas da década de 1830). Os criadores buscavam um animal com o poder físico do Buldogue e a alta energia dos Terriers para entreter os apostadores. Felizmente, esta prática foi abolida no mundo, com a crescente preocupação com o bem-estar animal. Desse modo, a nova raça resultou em um cão extremamente obediente, brincalhão e amoroso.

De lutador a cão da moda entre a juventude inglesa, a busca nos cruzamentos do Bull Terrier passou a ser por animais mais dóceis e de boa companhia e teve no criador James Hinks um nome importante nesta transição. Este pet teve sua raça reconhecida pelo American Kennel Club, em 1885.

Principais características do Bull Terrier

Inicialmente, os cães desta raça eram brancos, porém, no início do século 20, outras cores passaram a caracterizá-los também. Nos animais pigmentados, espera-se o predomínio de combinações preto, vermelho e acastanhados sobre o branco. A característica tigrada não é regra, mas é a preferência nestes casos.

Quanto ao porte, há um fato interessante, pois inicialmente eram aceitos menores exemplares, o que foi rechaçado do padrão da raça após a Segunda Guerra Mundial. Com a exclusão na época destes exemplares menores no decorrer do desenvolvimento racial, somente em 1938 houve recuperação da padronagem de menores animais através do “Clube do Bull Terrier miniatura” (livre tradução).

Não há como caracterizar o Bull Terrier sem mencionar sua cabeça, marca registrada da raça. A cabeça é longa e profunda até o final do focinho (que não deve ser grosseiro), em formato de ovo, quando olhado de frente. O perfil destes espécimes se curva suavemente para baixo.

Ademais, de forma geral, são cães fortes, musculosos, cheios de energia, inteligência e determinação.

Personalidade e temperamento do Bull Terrier

O Bull Terrier tem bastante energia, afetividade, coragem e inteligência. Essas características demandam bastante atividade para mantê-lo saudável. De modo geral, é um animal caracterizado por:

  • Ser altamente carinhoso com a família;
  • Não aceitar outros animais com facilidade;
  • Salivar pouco;
  • Aceitar bem o contato com pessoas que não conhece;
  • Ter um alto nível na necessidade de estímulos (brincadeiras e enriquecimento ambiental) e espaço (recomendável ter um quintal);
  • Razoavelmente treinável e dado a latidos.

Principais problemas de saúde do Bull Terrier

Os donos de Bull Terriers devem ficar atentos a problemas de pele – a raça tem predisposição a alergias, especialmente por picadas de inseto. Como predisposição genética esperada a alguns tipos de animais de pelagem branca (e o Bull Terrier teve bastante essa seleção de pelagem originalmente), a tendência à surdez precisa ser avaliada nos filhotes.

Pets da raça Bull Terrier devem ser mantidos aquecidos e abrigados em noites frias, pois não se adaptam bem à friagem e umidade. Os cuidadores destes animais também devem acompanhar periodicamente a parte cardíaca e renal em suas visitas veterinárias.

Dicas para cuidar do seu Bull Terrier

Quando se decide ter qualquer pet, é preciso estar atento e disposto aos cuidados básicos com ele. Para o dono do Bull Terrier, destacam-se os pontos abaixo.

Higiene básica

O Bull Terrier não costuma soltar muito pelo no ambiente, geralmente é necessário escová-lo semanalmente e dar banhos sempre que necessário. As orelhas devem ser inspecionadas regularmente, mantendo-as sempre secas e limpas (inclusive evitando molhá-las durante o banho). As unhas mantidas aparadas evitam que o pet tenha desconforto ao caminhar e correr, além de prevenir ferimentos indesejados durante brincadeiras em família.

Alimentação

O alimento ideal do Bull Terrier deve ser a ração (alimento completo) adequada para sua fase de vida: filhote, adulto ou idoso. Esta raça tem especial necessidade de cálcio, o que demanda um acompanhamento de perto com o médico-veterinário no sentido de verificar se é necessário algum complemento na dieta para evitar deficiências nutricionais deste mineral essencial.

Os petiscos, tão importantes no treinamento, devem ser fornecidos com cuidado devido ao risco de obesidade. Como qualquer pet, o alimento destinado a humanos deve ser evitado pelo risco de intoxicação ou implicações metabólicas por alguns ingredientes. No caso de alimentação caseira ou na dúvida de quais alimentos podem ser oferecidos ao Bull Terrier, um médico-veterinário deve orientar a família.

Visitas regulares ao veterinário

Apesar de o Bull Terrier ser uma raça resistente, deve ser acompanhado anualmente pelo veterinário, com especial atenção às predisposições de doenças e deficiências citadas anteriormente.

Nas consultas, o veterinário avalia o estado de saúde do pet por meio de exames e um check up físico, assim como a situação das vacinas, da alimentação e a adequação da prevenção de ecto e endoparasitas.

Fotos

Curiosidades sobre o Bull Terrier

O Bull Terrier inspirou alguns personagens da animação e cinema. Seu focinho característico e personalidade animada levaram à criação de:

  • Costelinha, o fiel companheiro de Doug Funnie;
  • O cão bravo de Sid, um menino que aterroriza os brinquedos de Toy Story;
  • Frankenweenie, um cãozinho recuperado após a morte que deu nome ao filme;
  • Um dos três companheiros de aventura do filme clássico “A incrível jornada”, da versão de 1963 da Disney;
  • P.B., o cão que quase se afoga e é salvo ao perseguir Babe – o porquinho atrapalhado da cidade.

Entre em contato e saiba onde encontrar os produtos Chemitec.