A gripe canina é uma doença que geralmente não oferece risco ao pet, mas demanda atenção e cuidados
Assim como os humanos, os cachorros também ficam gripados. A gripe canina é uma doença respiratória infecciosa muito comum durante as estações chuvosas e que pode ser transmitida de um cão para outro, embora não seja contagiosa para os tutores.
A gripe canina manifesta-se de maneira muito parecida com a gripe humana, e não costuma ser uma enfermidade grave e que coloca a vida do animal em risco. Isso não significa, entretanto, que não são necessários cuidados por parte dos tutores. Entenda melhor a seguir!
Quais são as causas de gripe canina?
A gripe canina é causada por um vírus específico chamado H3N8, que causa a doença em cães, mas não em seres humanos. A transmissão ocorre pelo ar, a partir de secreções respiratórias.
Assim como ocorre na gripe que afeta os humanos, a vírus pode ser transmitido de um cão para outro por meio de contato direto ou indireto. Nesse segundo caso, ela ocorre a partir de objetos contaminados ou pelo contato com pessoas que carregam o vírus em suas mãos ou roupas.
Quais são os principais sintomas da gripe canina?
Estima-se que cerca de 20 a 25% dos animais infectados com gripe canina não manifestem sintomas, mesmo que eles sejam capazes de propagar o vírus. Nos casos em que há sintomas, os principais são:
- Tosse persistente;
- Coriza;
- Apatia;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Olhos lacrimejando.
Como tratar a gripe do meu cachorro?
Ao identificar os sintomas de gripe em seu cahorro, é importante consultar um médico veterinário. Este profissional poderá diagnosticar a doença a partir de exame físico e conversa com os tutores do pet, indicando a melhor forma de lidar com o problema.
Assim como acontece com os humanos, a gripe canina geralmente desaparece após alguns dias de maneira natural. Em alguns casos, o veterinário pode indicar o uso de antibióticos e anti-inflamatórios para cães, dependendo do quadro apresentado pelo animal. Além disso, é importante adotar cuidados em relação à hidratação e alimentação adequada do pet, favorecendo sua rápida recuperação.
Posso dar antigripal de humano para meu cachorro?
Não. Medicamentos destinados ao uso humano jamais devem ser oferecidos ao cão sem orientação veterinária. O organismo desses animais é diferente dos humanos e, além da dosagem ser variável, muitos fármacos podem ser tóxicos para eles.
Colocar roupinha no meu cachorro ajuda?
Colocar uma roupinha pode manter o cão confortável e aquecido, o que pode favorecer sua recuperação da gripe canina. Isso não significa, entretanto, que a roupa faz parte do tratamento.
Como prevenir a gripe canina?
A melhor maneira de prevenir que seu pet seja contaminado com gripe canina é evitando que ele entre em contato com animais doentes e frequente locais onde foram identificados casos da doença. Como isso nem sempre é possível de fazer de maneira totalmente efetiva, é importante também investir na manutenção da imunidade do cão.
Confira algumas maneiras de fazer isso:
Vacinação do cachorro
Existem vacinas disponíveis para as cepas da gripe canina. Consulte seu veterinário de confiança para saber se a aplicação é recomendada para seu cão.
Vermifugação em dia
Mantenha seu cão devidamente vermifugado, pois a presença de vermes no organismo do pet pode enfraquecer seu sistema imunológico e fazer com que ele se torne mais suscetível a infecções.
Conheça a linha de vermífugos para cães da Chemitec para saber mais sobre esses produtos.
Alimentação de qualidade e hidratação
Fornecer alimentação adequada, com uma ração equilibrada e de alta qualidade, é fundamental para fortalecer o sistema imunológico do cão e prevenir infecções pelo vírus da gripe canina. Além disso, é fundamental manter o pet sempre hidratado e promover uma vida saudável a ele, com passeios e exercícios regulares.
Entre em contato e saiba onde encontrar os melhores produtos para seu pet.