Fale conosco pelo WhatsApp
cachorro doente por conta de intoxicação alimentar
04/04/2024

Principais sintomas de intoxicação em cachorro e gato

Na suspeita de uma intoxicação em pets, o veterinário deve ser procurado o mais rapidamente possível. Saber reconhecer os sinais de intoxicação pode salvar o animal.

Intoxicação em cachorro e gato tem diversas causas possíveis. Apesar de o conjunto de sinais clínicos darem pistas do que pode ter causado o quadro de intoxicação, em geral, eles são inespecíficos. Uma vez que o tempo entre descobrir o problema e começar o tratamento é decisivo para garantir a sobrevivência do animal, o tutor deve estar atento aos principais sintomas de intoxicação em cachorro e gato.

O que pode levar à intoxicação em cachorro e gato?

Qualquer contato com agente tóxico em dose suficiente para quebrar a homeostase do organismo pode causar intoxicação em cachorro e gato. O tutor tem grande responsabilidade em evitar a intoxicação, uma vez que o contato pode ser acidental (de plantas e produtos de limpeza, por exemplo) ou fornecido por desconhecimento do que pode ser tóxico (como remédios e alimentos impróprios).

Uso indevido de remédios

A intoxicação em cachorros e gatos por uso indevido de medicamentos é uma preocupação séria para os donos de animais de estimação. Muitos medicamentos destinados a uso humano ou espécie específica de animal podem ser extremamente tóxicos, mesmo em pequenas quantidades. Alguns medicamentos comumente tóxicos para pets incluem analgésicos, anti-inflamatórios, vitaminas e suplementos, além de muitos outros tipos. É importante saber que nem sempre um medicamento que faz bem às pessoas e ao cão, pode ser utilizado em gatos, e vice-versa.

O importante, ao medicar o pet, é sempre contar com o acompanhamento veterinário, obedecendo as orientações de dose e duração do tratamento, o que pode evitar a intoxicação em cães e gatos.

Ingestão ou excesso de alimentos impróprios

Alimentos próprios para humanos, mesmo aqueles considerados inofensivos, podem ser perigosos e até mesmo fatais. Isso inclui chocolate, uvas e passas, cebola, alho, abacate, café, bebidas alcoólicas e alimentos com xilitol (um adoçante artificial encontrado em muitos produtos sem açúcar).

A melhor forma de prevenir esse tipo de intoxicação em cachorros e gatos é manter os alimentos perigosos fora do alcance dos animais de estimação. Isso inclui guardar alimentos em armários fechados, não deixar esses itens em locais acessíveis aos animais e educar todos os membros da família sobre os perigos de oferecer certos produtos aos animais de estimação. Ressalta-se que o mais indicado é a alimentação animal pela ração (alimento completo e balanceado), no caso de dúvida em quais alimentos podem ser fornecidos aos pets, um veterinário deve ser consultado.

Ingestão de plantas tóxicas

Muitas plantas comuns em residências, jardins e terrenos podem ser a causa de intoxicação em cães e gatos. Algumas das plantas que podem causar intoxicação são lírios, azaleias, tulipas, narcisos, folhagens diversas, dentre outras. Essas plantas podem conter substâncias tóxicas em suas folhas, caules, flores ou frutos.

Sintomas de intoxicação em cachorro e gato

Os sintomas de intoxicação nos pets podem começar brandos e se agravarem com o tempo. Quando os sinais clínicos avançam para além do trato gastrointestinal, trata-se de um sinal de piora do animal e aumento de urgência na busca de atendimento veterinário. Os sinais clínicos geralmente envolvidos na intoxicação em cachorros e gatos são:

  • Vômito;
  • Tremores;
  • Salivação excessiva;
  • Falta de apetite;
  • Dores abdominais;
  • Apatia;
  • Diarreia;
  • Convulsão.

O que fazer quando ocorrer uma intoxicação em cachorro e gato

Quando há suspeita de intoxicação em cães e gatos, deve-se buscar atendimento veterinário o mais rápido possível. Em um primeiro momento, essa assistência pode ser feita por telefone até que o animal seja levado a um profissional especializado.

Não devem ser tentadas medidas caseiras sem orientação do médico-veterinário, tais como provocar vômito, administrar leite ou qualquer outra substância. O tratamento para cada tipo de intoxicação é específico e precisa de atendimento profissional.

Dicas e cuidados para prevenir intoxicação em cachorro e gato

Os animais de estimação devem sempre ser atendidos por um médico-veterinário para administração de medicamentos ou outras medidas terapêuticas. Deve-se evitar fornecer alimentos aos pets que as pessoas consomem, assim como deixar cães e gatos fora do alcance de produtos de limpeza e plantas que podem ser tóxicas.

Entre em contato e saiba onde encontrar os produtos Chemitec

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog